Secretaria realizará curso sobre conhecimentos básicos sobre temas relativos a educação
Secretaria realizará curso sobre conhecimentos básicos sobre temas relativos a educação
"
Todas informações sobre educação de Tupã será exposto durante o curso
A Secretaria de Educação realizará no dia 2 de setembro;* segunda-feira;* o curso de competências básicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento Estadual (FNDE). O período do curso é de 30 a 40 dias. O curso será ministrado pela tutora do FNDE;* Silvia Ferrari;* da Secretaria da Educação.
A Secretaria de Educação está localizada na Avenida do Universitário nº 145;* Jardim Ipiranga. Para contato;* o interessado deverá ligar para o telefone (14) 3404-3550 - e-mail:- seducadm@tupa.sp.gov.br. Silvia disse que o cidadão tupãense está convidado a comparecer no curso que estará falando sobre as ações da Secretaria de Educação;* assim como investimentos;* Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB);* entre outros temas relativos à educação. “Todas as informações que o cidadão tupãense deseja saber sobre educação;* nós estaremos apresentando para ele”.
Silvia pediu para que tragam seu próprio notebook;* pois iniciaremos o processo online. as vagas são limitadas. O curso tem carga horária de 40 horas. “Com o Módulo de Competências Básicas desejamos disponibilizar as pessoas comprometidas com o município informações sobre as políticas públicas na área da educação executadas pelo governo federal;* o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio a sua efetivação”.
Há;* também;* o propósito de identificar como a sociedade pode realizar o acompanhamento e o controle social dos recursos públicos destinados à educação. Essas informações são de suma importância para a compreensão das ações e programas do FNDE no alcance dos objetivos da política educacional brasileira;* de promover a oferta e o acesso de todos à educação pública de qualidade.
Este módulo tem como objetivo possibilitar ao cursista;* conhecimentos e informações que lhe permitam: compreender o sentido das políticas públicas na área social;* no contexto de uma sociedade capitalista; reconhecer as políticas para a educação básica;* no contexto da globalização e do pensamento neoliberal; conhecer as fontes de financiamento da educação básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação.
Também conhecer a dinâmica dos conselhos que atuam no controle das ações;* programas e projetos educacionais e como se dá a participação da comunidade nesses conselhos e reconhecer o papel social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no apoio às políticas públicas para a educação básica;* mediante a implementação de diferentes programas e ações.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.