Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Ambulatório de Saúde Mental vai atender em novo endereço
A Secretaria Municipal de Saúde informou ontem que o Ambulatório de Saúde Mental passará a funcionar m novo local a partir do próximo dia 29 de maio. Devido à mudança de local, o Ambulatório não funcionará nos dias 24, 25 e 26 deste mês (de quarta a sexta-feira desta semana) e só reabrirá na próxima segunda-feira (29), na rua Tapajós, ao lado do Posto de Bombeiros.
Já a Farmácia da Saúde Mental também não funcionará no dia 25 (quinta-feira) e reabrirá no dia 26 (sexta), passando a atender no mesmo endereço, porém com a entrada pela rua Cherentes.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Láercio Garcia, as mudanças estão sendo adotadas porque o prédio que atualmente abriga o Ambulatório de Saúde Mental e a Farmácia da Saúde Mental, localizado na avenida Tapuias, 530, passará por reformas e adequações para futuramente receber as instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
O secretário de Saúde destacou também que as mudanças que estão sendo adotada pela prefeitura vêm de encontro com as importantes transformações no campo da saúde mental, decorrentes das discussões travadas acerca das práticas assistenciais terapêuticas, haja vista o predomínio da perspectiva asilar e medicamentosa herdada por uma história de segregação e exclusão do usuário.
Val destacar que a idéia fundamental é que somente uma organização em rede e não apenas um serviço é capaz de fazer face à complexidade das demandas de inclusão de pessoas secularmente estigmatizadas, em um país de acentuadas desigualdades sociais. É a articulação em rede de diversos equipamentos da cidade que pode garantir resolutividade, promoção da autonomia e da cidadania.
Para esta concepção de rede de serviços, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) passam a ocupar lugar central e devem assumir a função de organizar a demanda e a própria rede de cuidados em saúde mental de seu território, que podem ser compostas por residências terapêuticas, leitos em hospital geral, centros de convivência, ações de saúde mental na atenção básica, dentre outros.
Laércio finalizou lembrando que a Programa de Saúde Mental do Município de Tupã visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares. “Desta forma buscamos potencializar e implantar novos dispositivos em parceria e co-responsabilidade com Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família e ações intersetoriais no intuito de melhorar a abordagem, acolhimento, tratamento e encaminhamento a essa clientela, visando qualificar o atendimento e evitar internações desnecessárias”, concluiu.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.