Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Saúde inicia cronograma de vacinação em professores de Tupã
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta segunda-feira (22), o cronograma de vacinação contra a gripe dos professores da rede pública de Tupã.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, desde o dia 17 de abril já foram imunizados 17.328 mil tupãenses até o dia 18 de maio, somando 70% do grupo prioritário, sendo 52% dos professores.
“Para aumentar a cobertura da imunização e atingir todos os profissionais da educação, o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, juntamente com o secretário Municipal da Educação, Mauro guerra, realizaram junto com a Vigilância Epidemiológica um cronograma de vacinação nas escolas Municipais para contemplar os professores da rede que ainda não conseguiram se imunizar”, contou.
Segundo Josi, graças ao trabalho da equipe e dos postos de saúde do município, até o momento já foram imunizados mais de 52% professores. Somente na rede municipal foram aplicadas 54 doses.
“A equipe da vigilância epidemiológica está seguindo o cronograma organizado pelos secretários de saúde e educação. Na última segunda-feira os profissionais estiveram imunizando os professores das escolas Jardim Nossa Senhora de Fátima, Gino Bolognesi, João Bredicks, Prof. Altino Martinez e Governador Mário Covas. Ontem foram imunizados os professores da escola Prof. Thiago Leandro Alves da Silva. Já hoje, estaremos concluindo a vacinação nos idosos do NATI”, contou.
Segundo Josi, até o momento a imunização continua restrita somente para o grupo prioritário que são: crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, professores da rede municipal, profissionais da Policia Civil e Militar, Bombeiros, profissionais do Poupatempo de Tupã, funcionários do Correios e também da Defesa Civil e a população prisional.
“Vale lembrar que as pessoas que por algum motivo não se enquadrarem nos grupos prioritários e precisam tomar a vacina, necessitam apresentar uma indicação médica e se enquadrar nos fatores determinantes para receber a primeira dose, caso contrário, a solicitação será enviada à Vigilância Epidemiológica para avaliação e retorno a unidade”, explica.
Segundo ela, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A proposta do Governo é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda.
Para finalizar, a enfermeira ainda falou da importância da imunização contra o vírus da Influenza (gripe) e fez um apelo a aqueles que são contemplados no grupo de risco e que ainda não foram tomar sua dose da vacina.
“A gripe é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus chamado Influenza, podendo sofrer mutações frequentes. Por isso peço que os grupos prioritários compareçam a unidade mais próxima de suas residências para se vacinar e ficarem livres de várias doenças respiratórias. A vacina é eficaz, gratuita e estará disponível em todas as unidades municipais de saúde de Tupã”, contou.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.