.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 25 de Maio de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Funcionários da Saúde participam do VI Encontro Regional de Saúde do Trabalhador em Marília

Funcionários da Saúde participam do VI Encontro Regional de Saúde do Trabalhador em Marília


Funcionários da Saúde participam do VI Encontro Regional de Saúde do Trabalhador em Marília

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, participou na última semana do VI Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, que abordou como tema: “Vigilância no combate ao AMIANTO”. O evento, que atraiu 120 profissionais de 48 municípios, foi realizado no anfiteatro da Secretaria de Saúde de Marília.

De acordo com Vilmara Ribeiro Vargas, Diretora da Vigilância Sanitária de Tupã, o encontro é realizado anualmente para os profissionais da Rede SUS onde aborda diversos temas.

“Esse encontro tem como objetivo principal sensibilizar as Vigilâncias quanto à regulamentação do uso do mineral asbesto no território brasileiro e promover um debate social em relação aos males causados pela exposição à substância pela população. O evento é destinado a profissionais interessados de toda área de abrangência da nossa regional”, contou.

Segundo Vilmara, o encontro, que foi realizado pelo Cerest (Centro de Referência à Saúde do Trabalhador), visa também multiplicar o conhecimento sobre o amianto e sua proibição, por conta dos graves e irreversíveis danos à saúde.

“O amianto é um minério utilizado industrialmente e o Brasil está entre os cinco maiores produtores, consumidores e exportadores mundiais. O risco de contato com essa fibra é tão perigoso que sua manipulação é proibida em 56 países”, comentou.

Para finalizar, ela ainda falou sobre a importância de encontros como esses e afirmou que a Vigilância Sanitária de Tupã está trabalhando firme para evitar que produtos com Amianto sejam utilizados no município.

Amianto

De acordo com a Vigilância Sanitária, em São Paulo a lei estadual 12.684 de 2007 proíbe o uso, mas ainda há o comércio de produtos contendo essa substância, provenientes de outros estados.

A exposição ao amianto pode causar asbestose, além de ser uma fibra altamente cancerígena, podendo contribuir para aparecimento de câncer de pulmão, laringe, trato digestivo, ovário e mesotelioma.

A substância cancerígena pode estar presente em materiais de construção, como telhas, caixas d’água, vasos, tubulações, divisórias, pisos, forros, etc. E já foi encontrado até mesmo em cosméticos.


401 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.