Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Saúde realiza encontro de arboviroses
Com o objetivo de discutir, fortalecer e aprimorar estratégias conjuntas de trabalho de combate às arboviroses (dengue, Zika, chikungunya e febre amarela), a Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira mais um encontro de arboviroses.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Laércio Garcia, a reunião contou com a presença de representantes dos serviços de saúde pública do município.
“Fizemos uma reunião com os enfermeiros das unidades saúde da família, unidades básicas de saúde, unidade de pronto atendimento. Buscamos envolver os profissionais da saúde para que os atendimentos à população sejam cada vez melhor, evitando o aumento do número de casos da doença” informou.
O secretário ressaltou que, além disso, também participaram do encontro, enfermeiro do Hospital São Francisco de Assis, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, a responsável pela atenção básica, Simone Veronez Bauer, o responsável pelo laboratório municipal, Edi Carlos Iacida e o Infectologista Dr. Douglas Batista.
Segundo Laércio, durante a reunião, foi reforçada a importância da realização da notificação de forma adequada e o mais precocemente possível sobre as doenças.
“Caso o paciente tenha suspeita da doença, é necessário que seja realizada ações de bloqueio e controle de criadouros, a fim de tentar quebrar a cadeia de transmissão da doença. Foi reforçado também os sinais e sintomas de cada arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya) bem como o protocolo estabelecido pelo instituto Adolfo Lutz para diagnóstico das mesmas”, disse.
Segundo a enfermeira de Endemias, Juliana Yuri, as reuniões sobre arboviroses são realizadas para esclarecer dúvidas sobre a forma que as ações são realizadas em cada município. Além disso, os encontros oferecem orientações para que os trabalhadores também realizem ações para combater o Mosquito Aedes aegypti.
“A Secretaria de Saúde participa todo mês de encontros com os municípios da região para trocarmos experiências positivas e negativas das ações voltadas aos trabalhos de arboviroses em Tupã”, explicou.
A enfermeira finalizou informando que durante o encontro, também foram discutidos alguns pontos importantes como comunicação, continuidade das ações, na educação, as normas que devem ser revistas periodicamente.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.