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Administração - Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

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PROCON de Tupã já prestou quase dois mil atendimentos em 2017

PROCON de Tupã já prestou quase dois mil atendimentos em 2017


PROCON de Tupã já prestou quase dois mil atendimentos em 2017

O PROCON - Programa de Proteção e Defesa do Consumidor é um dos principais instrumentos utilizados na defesa de direitos dos clientes. Em Tupã, órgão é vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e, entre os meses de dezembro e maio deste ano, prestou uma média de 1.890 atendimentos ao público.

Em suma, foram feitas 627 consultas simples, aquelas de orientação e solução de dúvidas ao consumidor; 716 Atendimentos Preliminares, que antecedem o processo administrativo e correspondem ao envio de uma carta ao fornecedor para solução do processo; enviadas 233 Cartas de informação Preliminar (CIP) aos fornecedores, quando o PROCON não conseguiu o compromisso no atendimento da solicitação e ainda prestados 314 Atendimentos Extra-Procon, quando o consumidor procurou auxílio sobre assuntos que não eram de competência do órgão.

Desde março deste ano, o PROCON de Tupã adotou algumas medidas que melhoraram o atendimento ao consumidor. O horário que antes era 7h30 às 14h30, passou a ser das 7h30 às 17 horas, sem intervalo para almoço. Além disso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor agora funciona na Avenida Tapuias, 907, sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o secretário da pasta, Marcus Zanelato, o antigo prédio que ficava na Praça da Bandeira, não oferecia as mínimas condições de acessibilidade e obrigava os consumidores que não tinham condições de passar pelas escadas a serem atendidos na calçada. “Todas essas mudanças foram fatores positivos para o PROCON. Agora, o público é atendido de maneira confortável, em local climatizado e em baias de atendimento que garantem a privacidade”, comenta Marcus.

O secretário concluiu dizendo que a capacitação que os servidores receberam, também traz ao consumidor uma política de esclarecimento e conscientização da legislação. “Esse trabalho possibilita que os funcionários do PROCON ajudem e ensinem aos consumidores como lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia, com relação aos seus diretos”.


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