Prefeitura inaugura centro de trabalhos manuais para qualificação profissional
Prefeitura inaugura centro de trabalhos manuais para qualificação profissional
Também foram lançados dois novos cursos do Pronatec
O centro de trabalhos manuais ‘Kirãke’ foi inaugurado na tarde da última quinta feira. A criação da cooperativa visa a geração de trabalho e renda;* especialmente para mulheres que buscam uma qualificação. Pessoas dos distritos de Parnaso;* Varpa e Universo podem participar. A cooperativa começa a funcionar na próxima semana.
Na solenidade estiverem presentes o Prefeito Manoel Gaspar;* o vice;* Thiago Santos;* a secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* representantes da Câmara dos Vereadores;* secretários da Administração Municipal;* representantes de escolas técnicas e profissionalizantes de Tupã;* além da sociedade civil. A cooperativa foi viabilizada por meio da Secretária de Assistência Social em conjunto com a Prefeitura Municipal.
Manoel Gaspar e Isaura Gaspar ressaltam que a iniciativa é um trabalho em conjunto da prefeitura e da Assistência Social;* que busca a melhora de vida e geração de renda as pessoas que necessitam;* além de desenvolver mais a cidade;* através de mão de obra qualificada. “A proposta das cooperadas é atuar no segmento de fabricação de qualquer tipo de artesanato e confecções em geral;* e hoje elas são o início desse passo”;* disse Isaura.
A empresária Daniela Madureira Pivetta destacou sobre a importante iniciativa que;* além de promover o social;* apoia os empresários da cidade. “O lado social será muito trabalho;* a capacitação visando o ingresso no mercado de trabalho é necessária”.
Um dos principais pontos que o centro pretende trabalhar é na ajuda às pessoas;* principalmente mulheres;* para que tenham sua própria fonte de renda. Na oportunidade;* a vereadora Telma Tulim falou que o espaço democrático proporcionara que empresas da cidade não busquem profissionais em outras localidades.
O atual mercado de trabalho exige que uma certificação;* e é com este objetivo que a Helena Ramos busca se profissionalizar em costura industrial. Helena contou que participa de mais outros três cursos oferecidos por meio do Semas. “Todos os cursos que participo são oferecidos pela Assistência e pela prefeitura;* por isso quero agradecer ao Prefeito e a dona Isaura;* por essa oportunidade.”
Pronatec
Dois novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também são realizados no local. Aulas para costureira industrial e modelista já estão com a quantidade máxima de pessoas inscritas.
São 30 alunos para cada curso;* que serão atendidos no período da tarde e noite. As aulas serão ministradas por uma professora.
Na solenidade esteve presente também o deputado federal pelo Mato Grosso do Sul e tupãense;* Antonio Carlos Biffi. O deputado salientou sobre a importância do ensino técnico profissionalizante no país. “Precisamos estimular os jovens;* existe uma carência de mão de obra que poderia ser suprida através das escolas técnicas.”
O Pronatec oferece 13;* que são: Torneiro Mecânico;* eletricista;* soldador elétrico revestido;* soldador mig/mag;* operador de computador;* auxiliar administrativo;* agente de inspeção de qualidade;* traçador de caldeira;* pedreiro de alvenaria;* pedreiro revestimento argamassa;* pintor de obras;* além de costureiro industrial e modelista.
O Pronatec é uma iniciativa Governo Federal;* em conjunto com a Prefeitura Municipal;* a Câmara dos Vereadores;* com apoio do Vereador Ribeirão. Na solenidade de inauguração dos cursos estiverem presentes representando a câmara;* o Vereador Luís Carlos Sanches;* a vereadora Telma Tulim;* e o vereador Pastor Rudiney.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.