.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 01 de Agosto de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Departamento de Fiscalização de Obras supervisiona mais de 70 obras por mês

Departamento de Fiscalização de Obras supervisiona mais de 70 obras por mês


Departamento de Fiscalização de Obras supervisiona mais de 70 obras por mês

O departamento de Fiscalização de Obras da prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano;* é responsável porfiscalizar obras e serviços executados em território municipal. A fiscalização é feita por meio de vistorias que envolvem aspectos técnicos e administrativos.

O agente de fiscalização;* Aroldo Paternez;* relata que em média 73 obras são fiscalizadas por mês. De acordo com ele;* são feitas análises e aprovações de projetos comerciais;* residenciais e industriais.

“É fiscalizado o cumprimento de leis sobre obras e edificações particulares dentro do município;* com base nas legislações;* federais;* estaduais e municipais”;* explica ele.

O departamento também acompanha o andamento de obras particulares;* verificando se estão sendo construídas de acordo com o projeto aprovado pela prefeitura. Além disso;* o setor emite alvarás;* Habite-se;* certidões de construção;* conclusão e demolição; licença de obras particulares(vinculado ao Sistema de Cadastramento de Obras Particulares – SisobraPref da Receita Federal do Brasil);numeração predial; autorização para rebaixamento de guias e para a construção de caixa de esgoto no passeio público;fiscalização relacionada ao parcelamento de solo urbano e rural;* e demais procedimentos relacionados à construção civil.

SegundoAroldo;* o setor de Fiscalização de Obras orienta profissionais da área da construção;* como arquitetos e engenheiros;* esclarecendo assim;* dúvidas sobre a legislação municipal.

O agente esclarece que iniciar um projeto que não esteja legalizado perante à prefeitura;* torna a obra irregular e clandestina. “Oproprietário deve contratar um arquiteto ou engenheiro para providenciar as documentações pertinentes;* de acordo com as normas;* e solicitar a aprovação do projeto pela prefeitura;* seja uma nova obra;* ampliação ou reforma”;* disse. “Caso a irregularidade não seja resolvida;* o proprietário poderá sofrer multa e ter a obra interditada”;* completou

As medidas serão tomadas com base na Lei Complementar nº: 167/2009;* (Código Tributário Municipal)no Decreto Estadualnº: 12.342/1978 (Código Sanitário do Estado de São Paulo);* Lei Complementar nº: 170/2009 (Plano Diretor) e na Lei Complementar nº: 289/2014.

Atendimento

O departamento de Fiscalização de Obras conta com três agentes fiscais e funciona no prédio da Prefeitura Municipal de Tupã;* apesar de pertencer à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. “Desde o início do ano a fiscalização está localizada na prefeitura. A medida foi tomada para oferecer mais comodidade no atendimento à população e aos profissionais”;* finalizou Aroldo Paternez.

A população pode enviar reclamações e denúncias ao setor por meio do telefone 0800-773-1600.

658 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.