.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quinta-feira, 10 de Agosto de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde faz ação contra leishmaniose na Avenida Tamoios

Saúde faz ação contra leishmaniose na Avenida Tamoios


Saúde faz ação contra leishmaniose na Avenida Tamoios

Desde segunda-feira (7) a Secretaria Municipal de Saúde;* através do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Epidemiológica;* está promovendo a “Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral”;* com diversas ações de conscientização.

Já foram realizadas palestras;* debates e rodas de conversa. Nesta quarta-feira (9);* uma ação na Avenida Tamoios chamou a atenção dos moradores. Agentes comunitários vestiram fantasias representando os animais e entregaram panfletos e tiraram dúvidas das pessoas que passavam pela avenida.

O responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses;* Robison Luís;* ressalta que os trabalhos são feitos como forma de prevenção e não de combate à leishmaniose.

“Não adianta esperarmos que os casos apareçam;* cães comecem a morrer e as pessoas se contaminarem para fazermos ações. Por isso sempre trabalhamos a prevenção nas escolas;* nas ruas;* nas feiras livres;* e nessa semana não é diferente”;* explicou.

De acordo com a enfermeira Joselaine Pio Rocha;* a população precisa estar ciente dos riscos que a leishmaniose oferece. “Sabemos que nos cães a doença não tem cura. Já nos humanos;* se for diagnosticada precocemente;* conseguimos entrar com o tratamento”;* disse. “É importante que a população se conscientize e que também valorize o trabalho que é feito pelos agentes comunitários para a prevenção”;* completou.

Segundo a agente comunitária;* Ivone Cordeiro Rosa;* o público reagiu de forma positiva à ação. “Sempre tem alguém que pede orientação sobre o que fazer caso o animal apresente sintomas de leishmaniose;* se tem cura e o que fazer para evitar. Com ações como esta;* conseguimos manter o controle da doença no município”;* contou Ivone.

Os agentes comunitários visitaram também as lojas do comércio. A comerciante Lia Gomes Rosa;* disse que com o alerta da Secretaria Municipal de Saúde;* a população se conscientiza sobre a importância de prevenir a doença. “Às vezes a gente esquece de olhar nosso animal e ver se está tudo bem. Vou procurar seguir as dicas que estão no panfleto que recebi e ter mais cuidado com meu animal”;* disse Lia.

O vereador “Capitão Neves” também esteve presente durante a ação;* representando a Câmara Municipal. Ele destacou que a leishmaniose não é uma doença que envolve apenas animais;* mas também os seres humanos. “Precisamos que o cidadão procure a Secretaria Municipal de Saúde;* participe das ações e busque informações;* pois nossa preocupação é com a saúde do povo tupãense”;* assinalou.

“Dia D”

Para encerrar as atividades da Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral;* nesta quinta-feira (10);* acontece o “Dia D” em todas as unidades municipais de saúde. Serão realizados trabalhos educativos para prevenir a leishmaniose.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose que acomete principalmente o cão doméstico e os seres humanos. Seu agente etiológico é o protozoário Leishmaniachagasi. No Brasil é transmitida pelo mosquito palha de coloração amarelada.

No ciclo da doença;* o mosquito pica um cão doente – portador do parasita – e depois pica uma pessoa saudável;* que pode também desenvolver a Leishmaniose Visceral.

315 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.