.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras e Planejamento - Terça-feira, 12 de Setembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Homenagem marcará 37 anos de falecimento de Souza Leão

Homenagem marcará 37 anos de falecimento de Souza Leão


Homenagem marcará 37 anos de falecimento de Souza Leão

Todos os anos a Secretaria Municipal de Cultura reúne autoridades;* funcionários;* alunos e familiares de Luiz de Souza Leão;* para prestar homenagem póstuma ao fundador do município de Tupã. Neste ano;* completa-se 37 anos desde seu falecimento.

A cerimônia será realizada no dia 21 de setembro no espaço do Solar Luiz de Souza Leão;* a partir das 9 da manhã. No mesmo dia é comemorado também o Dia da Árvore. Por isso;* de acordo com o secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* uma muda de árvore será plantada no local. “Souza Leão era um apreciador das árvores e no jardim do Solar;* que foi sua residência;* existem diversas espécies nativas”;* conta o secretário.

A residência do fundador foi construída em 1935 e tornou-se Patrimônio Histórico Cultural Estadual pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico;* Arqueológico e Turístico;* que tem a função de proteger;* valorizar e divulgar o patrimônio cultural no Estado de São Paulo.

“O casarão tem estilo colonial em meio à natureza e abriga obras de arte e relíquias;* além de diversas peças características do período histórico do município;* encantando a todos que o visitam pela sua suntuosidade e bom gosto para a época”;* observa Renato.

Luiz de Souza Leão

Luiz de Souza Leão era descendente de uma família proprietária de terras em Pernambuco. Estabeleceu-se em Cafelândia como grande agricultor e pecuarista e;* em 1929;* juntamente com João do Val e Eurípedes Soares da Rocha;* fundou o núcleo de Tupã;* que foi elevado a município em 1938.

Em 1935;* Souza Leão mandou construir sua residência em terreno remanescente do loteamento original da cidade;* sendo doada à prefeitura em 1964;* sob a condição de após a sua morte;* nele ser instalado o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre.

A propriedade;* com área aproximada de 2.200 m²;* compreende a antiga residência com 14 cômodos;* além dos destinados a serviços em alvenaria de tijolos e densa arborização.

Luiz morreu em 21 de setembro de 1980;* aos 79 anos e foi sepultado no jardim do próprio Solar;* onde hoje se encontra o mausoléu.

411 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.