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Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 12 de Setembro de 2017

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Escolas municipais de Tupã levam o tema “Folclore Brasileiro” para salas de aulas

Escolas municipais de Tupã levam o tema “Folclore Brasileiro” para salas de aulas


Escolas municipais de Tupã levam o tema “Folclore Brasileiro” para salas de aulas

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Tendo como objetivo valorizar a cultura e a tradição popular;* a escola da rede Municipal de Ensino de Tupã EMEIEF Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo;* por meio da Secretaria Municipal de Educação;* trabalhou ao longo do mês de agosto com diferentes projetos que fazem parte do folclore brasileiro.

Segundo o secretário Municipal de Educação;* Mauro Guerra;* as atividades sobre o folclore foram divididas e apresentadas a toda comunidade escolar com o objetivo de preservar e repassar para as novas gerações o conjunto de crenças;* mitos;* lendas;* festas;* superstições e artes que são a essência de um povo.

“As manifestações folclóricas são na verdade;* a forma de pensar;* de agir e de sentir de um povo e são geralmente transmitidas oralmente;* ou de forma representativa e significativa para todos. Com toda sua riqueza;* o folclore apresenta características de todas as regiões de um país; e torna-se de fundamental importância;* pois somos formados por meio de expressões culturais;* costumes e tradições. Além disso;* o folclore aproxima o homem da história do seu povo;* da história da sua terra e consequentemente;* da sua história também. O homem se conhece e reconhece sua historicidade e humanidade através do folclore”;* lembrou.

De acordo com Guerra;* as crianças tiveram a oportunidade de conhecer as cantigas de ninar;* jogos;* trava-línguas;* brinquedos e brincadeiras;* além das parlendas;* lendas e mitos que fazem parte da cultura folclórica.

“Todas as atividades ocorreram de maneira lúdica e prazerosa;* sendo contextualizado na confecção de um álbum de figurinhas folclóricas;* jogo da memória e oficinas;* para construírem brinquedos;* tais como a Peteca. As criaças ainda participaram de diversas brincadeiras e foram repertoriados com uma vasta gama de leituras que contemplavam lendas;* mitos e histórias presentes em obras de autores renomados como Ricardo Azevedo e Marcelo Xavier;* que envolvem as crianças com um texto rico e altamente indicado para esta faixa etária”;* contou.

O secretário ressaltou ainda que as atividades entorno do tema foi uma boa oportunidade para valorizar e conhecer a cultura brasileira;* que é rica e tão presente em nossa região.

“Na história da humanidade;* as pessoas;* em todas as culturas;* buscaram e buscam explicações sobrenaturais para as coisas que não entendem. Todos os povos possuem suas tradições;* contos;* causos;* personagens lendários;* provérbios;* canções e cantigas;* brincadeiras;* artesanato;* culinária;* jogos e brinquedos;* festas populares e atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo”;* observou.

Para finalizar;* o secretário parabenizou os trabalhos de professores e funcionários da EMEIEF Professora Sônia Maria Gomes Jerônimo;* que desenvolveram as atividades com as crianças.

“Gostaria de parabenizar a diretora Angélica Luchi Deróbio Marchetti;* a coordenadora Sirleine dos Santos Lovato;* além dos professores;* que realizaram com os alunos atividades que tinham como foco o Folclore;* observando que o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico;* buscando assim ampliar o conhecimento;* compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes;* além da importância de se preservar as tradições de um povo”;* concluiu.

Folclore

A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore;* que significa ""saber do povo"". O escritor e colecionador de antiguidades;* William John Thoms;* criou essa denominação;* no século XIX;* para identificar e interpretar os costumes e saberes do povo. Através das diversas manifestações culturais do folclore;* pode-se conhecer a cultura e a tradição de povos antigos e compreender a ressignificação dessa cultura antiga;* presente nos dias de hoje.

Assim;* os mitos;* as crenças e as lendas presentes em nossa vida;* mesmo que inconscientemente;* no uso da medicina popular;* na religião;* nos ditados populares;* nas simpatias e nas estórias que sempre apresentam uma reflexão em seu desfecho. Essas manifestações são de autoria desconhecida é o saber de um povo;* que pode ser produzido por qualquer pessoa.

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