A iniciativa visa ouvir a população buscando melhorias no sistema
O Secretário de Saúde de Tupã;* Antônio Brito;* esteve nesta sexta-feira (09);* na Unidade de Saúde do Distrito de Parnaso;* continuando o roteiro de visitas que vem desenvolvendo na rede. Brito conversou com as equipes técnicas das unidades e com os usuários do Sistema Único de Saúde. Esta é a sétima semana de visitas do secretário as unidades. Os moradores do distrito de Parnaso foram recebidos das 7h30 até ao 12h.
A visita é uma oportunidade que a população tem de levar até o secretário todas as suas dúvidas;* reclamações;* reivindicações;* sugestões e elogios. Além disso;* são feitas reuniões com a equipe de atendimento e os profissionais da saúde;* com o objetivo de verificar o atendimento realizado. Não é necessário que os moradores agendem um horário para serem ouvidos.
O secretário de Saúde;* Antônio Brito;* já visitou outras 10 unidades. O resultado tem sido positivo;* com a apresentação de diversas opiniões e propostas. Além de proporcionar que o secretário conheça as necessidades especificas de todas as Unidades Básicas de Saúde.
A iniciativa visa ouvir a população sobre os principais problemas enfrentados;* as reclamações quanto ao trabalho;* atendimento e estrutura disponibilizada;* além de acatar sugestões que possam melhorar a forma como a saúde é gerida em Tupã.
Segundo o secretário de saúde;* Antônio Brito;* as visitas são importantes para conhecer como está sendo realizado o serviço médico. “Indo até a população e até os médicos;* enfermeiros;* agentes de saúde;* verificamos o que está sendo feito ou que precisa melhorar;* todos os pontos necessários.”
Na próxima sexta;* Brito visitará duas unidades. Da 7h30 às 12h o atendimento será na UBS da vila Formosa e da 13h às 17h a população será recepcionada na UBS da Vila Abarca.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.