Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Solar Luiz de Souza Leão é reaberto durante homenagem póstuma ao fundador
Tradicionalmente;* todos os anos a prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* realiza a homenagem póstuma ao fundador do município de Tupã;* Luiz de Souza Leão.
A cerimônia;* realizada ontem (20);* contou com a presença do prefeito Ricardo Raymundo;* vice-prefeito CaioAoqui;* secretários municipais;* representantes da Câmara Municipal;* familiares do fundador e alunos da Escola Estadual Luiz de Souza Leão.
No mesmo dia;* também aconteceu a reabertura do Solar;* que desde abril estava fechado para visitação;* para que alguns reparos pudessem ser feitos no interior do local. Além disso;* em comemoração ao Dia da Árvore;* uma muda de Pau-Brasil foi plantada.
A bisneta do Fundador;* Ana Victoria de Souza Leão afirmou que se sente honrada e feliz por fazer parte da família e ressaltou oimportante papel realizado por Souza na construção de Tupã.
“Me sinto honrada em ser bisneta do fundador de Tupã;* por tudo que ele fez não só aqui mas nas cidades da região.Ele era um homem desbravador;* legionário;* que sempre buscou crescer e ajudar a todos. Eu não o conheci;* mas levo pra memória as histórias que são contadas por meus familiares. A nossa família busca dar continuidade a essa historia construída por ele”;* disse.
Takao Kawakami foi amigo de Souza Leão e explicou que o fundador da cidade buscou diversos setores para fazer a cidade crescer e se empenhou para apoiar as primeiras lojas que surgiram no comércio. “Meus pais chegaram em Tupã no ano de 1934 e logo após montaram um sapataria na avenida. Minha família é uma das mais antigas de Tupã e a minha loja tem 83 anos de funcionamento. A família do Souza Leão sempre fazia compra na minha loja. Ele buscou de várias formas fazer com que Tupã crescesse”;* relembra.
Representando a Câmara Municipal;* o vereador Eduardo Edamitsu esclareceu que a homenagem deve ser realizada todos os anos;* pois esse é um marco na história de Tupã.
“Participei do sepultamento de Souza Leão e hoje;* 37 anos depois;* a homenagem continua sendo realizada. O fundador amava a natureza e fez questão de plantar uma variedade de mudas em seu quintal. É importante lembrar que todo o Pau-Brasil que temos em Tupã saiu do Solar;* já que o único Pau-Brasil que existia no município antigamente era o de sua casa”;* ressaltou.
O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* fala sobre a importância da reforma do local;* para melhor atender os visitantes. “Toda a reforma foi realizada para valorizar ainda mais a história do local e durante a homenagem;* recebemos a visita dos alunos escola Luiz de Souza Leão.É um importante ato para que as crianças conheçam toda a história de Tupã”;* disse.
Regina Estela Souto;* Professora da Escola Souza Leão acompanhou os alunos durante a homenagem e destacou o quanto é importante que participem de eventos como esse. Ela também observou que esse foi um dia produtivo para eles;* já que eles ouviram histórias;* tiraram dúvidas e acompanharam as autoridades no plantio de árvore;* para se conscientizarem sobre a importância da preservação do meio ambiente. “É extremamente importante que os alunos participem de eventos como esse porque eles precisam vivenciar e conhecer toda a história do fundador de Tupã;* já que eles estudam na escola que leva o nome dele”;* observa.
O vice-prefeito;* Caio Aoqui;* ressaltou que a homenagem aos 37 anos de falecimento do fundador deve ser sempre realizada;* já que Souza Leão que construiu a cidade e imaginou um lugar bom para se viver. “Tivemos hoje uma aula de história da vida do fundador;* de como Tupã começou;* como era no seu início;* relembrando cada detalhe importante para a construção da nossa cidade. Vale ressaltar também que a prefeitura se empenhou em realizar as melhorias no Solar;* que infelizmente ficou fechado desde abril. Os funcionários se dedicaram na reforma para que a reabertura acontecesse durante a homenagem”;* ressaltou.
Já o prefeito Ricardo Raymundo esclareceu o Poder Executivo vai buscar incentivar e valorizar cada vez mais as memórias e histórias existentes em Tupã. O prefeito ressaltou que o fundador foi visionário para o crescimento de Tupã. “A homenagem serve para reviver a história que é um exemplo. A atitude de um homem há alguns anos atrás;* nos deu de presente o município de Tupã. Pudemos reviver toda historia e o mínimo que podemos fazer é relembrar;* homenagear e manter esse espaço aberto para que a história de nossa cidade não seja esquecida”;* concluiu o prefeito.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.