Secretaria Municipal de Agricultura promove curso de culinária familiar e conservas
Secretaria Municipal de Agricultura promove curso de culinária familiar e conservas
Confecção de compotas e processamento artesanal estimula geração de renda
Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura;* representada pelo seu secretário Alécio Morandi;* o vereador Josias Gomes ‘Mangolo” e o vereador Valter Moreno resultou em um curso de culinária familiar e conservas para 18 pessoas. O curso;* que foi ministrado pela instrutora Olga Bortoletti;* termina hoje e abrangeu compotas doces;* doces cristalizados e geleias. A qualificação visa o aproveitamento do excedente das safras dos agricultores familiares e aconteceu durante três dias;* das 9h às 16h;* na cozinha da igreja São Judas Tadeu.
Durante o curso foi proposto aos alunos interessados na técnica;* que se unam em grupos e trabalhem juntos na produção e;* futuramente;* criem sua própria associação. ou cooperativa. “É muito importante que os alunos pensem na qualificação como uma excelente forma de conseguir sua independência financeira e ajudar no orçamento familiar”;* destacou o secretário de agricultura Alécio Morandi.
Neste sentido;* os vereadores Valter Moreno e Mangolo;* que visitaram o curso na tarde de ontem;* reforçaram sobre a importância da qualificação. “Buscamos sempre oferecer chances para que as pessoas consigam melhores condições e valorização no mercado de trabalho”;* disse o vereador Moreno.
Na oportunidade;* o vereador Mangolo também considerou positiva a iniciativa. “A partir desta qualificação as pessoas podem buscar novos projetos;* começar a caminhar sozinhos na busca de uma renda própria.”
Para a aposentada Kiyo Savano;* a iniciativa traz vários benefícios como a preservação e manutenção de alimentos. “Além disto;* eu gosto de me exercitar e fazer todos os cursos como um exercício.”
Já de acordo com Celina Bertolassi a qualificação proporciona o aprendizado de novas técnicas. “eu sempre gostei de trabalhar na confecção de doces e com o curso posso dar segmento no que aprendi aqui.”
A responsável por ministrar as aulas;* pela Olga Bortoletti falou que a qualificação profissional apresentou alto nível. “A expectativa é que no futuro;* elas consigam se estruturar e comercializar os produtos”.
Ainda de acordo com o secretário municipal de Agricultura;* os alunos receberão um certificado de presença e qualificação. “Este é o primeiro dos cursos que serão realizados;* semeando o setor agroindustrial e desenvolvendo artesanato rural;* já que o município é uma estância turística”;* concluiu.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.