.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos participam do 1º Encontro de Maracatu Nação Guri em Rosália

Alunos participam do 1º Encontro de Maracatu Nação Guri em Rosália


Alunos participam do 1º Encontro de Maracatu Nação Guri em Rosália

Na última terça-feira;* 48 crianças do projeto Guri de Tupã participaram do 1º Encontro de Maracatu Nação Guri da Regional Marília na cidade de Rosália.

O evento faz parte do programa ‘EmCena’ de Percussão;* que visa a integração musical e social dos alunos. Mais de 20 municípios foram representados por seus respectivos polos;* Somando aproximadamente 300 guris;* que se uniram com o baque virado do ritmo pernambucano envolvendo ainda muita dança e cantoria.

O Supervisor Educacional;* Augusto Botelho explicou que no início do segundo semestre;* alunos e educadores foram orientados a pesquisar sobre o maracatu e o resultado da pesquisa foi a criação de um repertório com arranjos dos próprios alunos;* com musicas que vão das cantorias e loas tradicionais das Nações pernambucanas e que passam por versões instrumentais de Moacir Santos;* Egberto Gismonti.

“A ideia de montarmos um Maracatu Didático com este repertório

era dar significado musical ao aprendizado técnico dos baques de Luanda;* Martelo;* Arrasto;* Malê entre outras variações das principais Nações de Recife. Durante a pesquisa;* com o apoio da coordenação do pólo e de toda equipe de educadores;* os alunos puderam observar que o estudo deste ritmo vai além do batuque e da melodia;* pois envolve costumes;* danças;* figurino;* culinária;* vocabulário e perceberam no mapa do Brasil onde e como surgiu a manifestação cultural que simboliza a coroação do “Rei do Congo” uma figura importante no processo de abolição dos escravos no Brasil”;* explicou.

Ele informou que a pesquisa resultou também em uma exposição em tendas espalhadas pela Praça de Rosália;* onde os alunos apresentaram seus trabalhos e tiveram a oportunidade de provar comida típica;* fazer turbantes e faixas e principalmente vivenciar o que pesquisaram. “Além da música na Praça para celebrar o Mês da Consciência Negra;* a exposição e as oficinas permitiram aproximar os alunos desta manifestação tão importante”;* disse.

A coordenadora do Projeto Guri de Tupã;* Daniela Cosine;* destacou que um importante tema também fez parte do encontro: “Nação Guri”. Segundo ele;* a Nação Guri foi criada através de um trabalho de respeito às Nações de Pernambuco que são fortemente ligadas também pela religiosidade;* nosso maracatu nos uniu como nação para celebramos a musica;* a arte e a cultura desta manifestação. “No evento de Rosália tivemos a oportunidade reunir 2 coros das cidades de Tupã e Marília que abrilhantaram ainda mais a batucada”;* ressaltou.

A coordenadora avaliou de forma positiva a participação dos alunos do projeto Guri que através dos ensaios e apresentações alcançaram o seu aprendizado. “O nosso melhor resultado foi a satisfação dos nossos guris que aceitaram esse difícil desafio;* mas que também puderam se divertir com essa experiência e aprenderam de forma significativa muita coisa sobre a manifestação do maracatu”;* disse.

Ela concluiu agradecendo todos os envolvidos na participação da cidade de Tupã no 1º Encontro de Maracatu Nação Guri e agradeceu ainda ao secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez que forneceu o transporte e lanches para as crianças. “A nossa participação nesse evento na cidade de Rosália se deve a uma somatória de forças. Tivemos a colaboração de toda a coordenação;* educadores;* professores;* alunos e também dos pais dos alunos. É necessária essa união para conseguirmos bons frutos. Vale agradecer também a participação da aluna Tainara Romualdo que durante o evento deu seu depoimento agradecendo a oportunidade e a receptividade do local e dos organizadores que possibilitaram que os guris se reunissem para fazer música e se divertir. Essa é a nossa satisfação”;* concluiu.

350 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.