.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde confirma realização da Campanha Fique Sabendo 2017

Saúde confirma realização da Campanha Fique Sabendo 2017


Saúde confirma realização da Campanha Fique Sabendo 2017

"

A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Programa Municipal IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) AIDS e Hepatites Virais;* confirmou nesta semana a realização da 10ª edição da campanha “Fique Sabendo”;* que visa a intensificação de exames de HIV;* Hepatite B e C e Sífilis. A campanha será realizada entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro.

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã e também Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e

Hepatites Virais;* Anaile Virginia Genovez Michelotti;* o objetivo é incentivar a realização dos testes de HIV e Sífilis entre as pessoas sexualmente ativas;* e pessoas com maior vulnerabilidade.

“Ao falar em vulnerabilidade;* o intuito é buscar e sensibilizar as pessoas mais expostas a essas doenças para fazerem os testes;* como: homens que fazem sexo com homens (HSH;* principalmente na faixa etária de 15 a 24 anos);* trabalhadores do sexo;* usuários de drogas e pessoas em risco acrescido de adquirir estas doenças”;* explicou.

Segundo ela;* a campanha visa estimular a população a realizar o teste de HIV;* principalmente aqueles que têm vida sexual ativa;* nunca realizou o exame na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela AIDS.

“Aproveitando a realização da campanha ”Novembro Azul”;* e tendo em vista que a maioria dos casos diagnosticados no município é do sexo masculino;* o Ambulatório de Moléstias Infecciosas através da Secretaria Municipal de Saúde;* irá realizar testagens rápidas de HIV;* Sífilis e Hepatites B e C em diversos pontos da cidade através o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento);* visando facilitar o acesso de pessoas que pretendem realizar os testes e participar da Campanha”;* contou.

Anaile conta ainda que na ocasião as profissionais realizarão a coleta de sangue;* que passará por testagem rápida no Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* e o preenchimento da ficha de atendimento.

“Os pacientes poderão retirar os resultados posteriormente no próprio Ambulatório;* onde também poderão tirar dúvidas e saber mais sobre as doenças e o tratamento”;* disse.

Segundo a enfermeira;* a campanha também contará com distribuição de insumos de prevenção;* orientação sobre métodos de prevenção e encaminhamento;* quando necessário;* para os serviços de referência.

“As Infecções Sexualmente Transmissíveis podem se manifestar de forma assintomática;* algumas dessas doenças não apresentam sinais e sintomas específicos na fase inicial. Sendo a realização dos testes rápidos uma maneira efetiva de diagnóstico. Por isso;* pessoas sexualmente ativas devem estar sempre atentas aos métodos de prevenção e ter como rotina realizar os testes rápidos regularmente”;* orientou.

Cronograma de ações

Cronograma do CTA Móvel da Campanha Fique Sabendo 2017

27/11

13h às 16h

Pontos de Maior Vulnerabilidade

28/11

13h às 16h

Campus da Unesp voltado apenas aos alunos

29/11

13h às 16h

Distrito de Universo

30/11

17h às 20h30

Quinta com Arte

01/12

13h às 16h

Rodoviária Velha

04/12

13h às 16h

Distrito de Varpa

05/12

13h às 16h

Distrito de Parnaso

Orientações

Segundo a enfermeira;* antes de realizar o teste para HIV é importante estar atento a “Janela Imunológica”;* que consiste no intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue.

“Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos;* o que confirmará a infecção pelo vírus. O período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo. Na maioria dos casos;* a sorologia Reagente /Positiva é constatada em 30 dias após a exposição ao HIV. Porém;* existem casos em que esse tempo pode ser maior”;* explicou.

Para finalizar;* ela ressaltou ainda que;* no período de janela imunológica;* a pessoa tenha relação sexual com preservativos e não compartilhe seringas;* pois;* se estiver realmente infectada;* já poderá transmitir o HIV para outras pessoas. O exame de HIV não precisa estar em jejum para ser realizado e para realizar o teste a pessoa deve levar um documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório de Moléstias Infecciosas localizado na rua Cherentes nº 951;* ou através do telefone (14) 3491-5640.

Dados

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* por meio do SINAN (sistema de informação de agravos de notificação);* notificou até o momento 30 casos novos de HIV;* na faixa etária entre 17 a 59 anos. Destes;* 18 são do município de Tupã e 12 são da região. Neste mesmo período foram notificados quatro óbitos decorrentes deste agravo.

Ainda hoje;* o diagnóstico tardio contribui para a morte de sete pessoas por AIDS todos os dias no estado. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a AIDS é a quarta causa de morte entre mulheres entre 20 a 39 anos e a quinta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.

Em 2014;* o Departamento Nacional de DST/aids e Hepatites Virais;* assumiu frente a comunidade internacional;* o desafio proposto pela UNAIDS de atingir até 2020 a meta 90/90/90;* ou seja pretende-se que até 2020:

• 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus;*

• 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente

• 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral;* levando-a a níveis indetectáveis

"

303 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.