Intensificação sobre Câncer de Colo de Útero resulta no aumento pelo exame
Intensificação sobre Câncer de Colo de Útero resulta no aumento pelo exame
USF-A registrou aumento no número de exames no mês de julho
A Unidade de Saúde da Família (USF) A;* da Secretaria de Secretaria de Saúde;* informou nesta quarta-feira;* dia 14;* que houve uma procura maior no mês de julho para realizar os exames contra o Câncer de Colo de Útero. A enfermeira da unidade;* Andressa Aparecida Biaggi Berengue;* explicou que o aumento é referente ao mês de junho;* quando foram realizados 24 exames. “Neste mês foram realizados 40 exames. Este aumento se deve porque nós estamos realizando uma intensificação na nossa área de abrangência”.
Andressa disse que esta intensificação que está sendo realizada pela equipe da USF –A constitui-se de visitas domiciliares nas residências da região;* ou seja;* a busca ativa. “Além das visitas;* nós também procuramos orientar as mulheres que procuram nossa unidade para outros atendimentos”. Também explicou que através das visitas domiciliares;* os agentes domiciliares procuram explicar a necessidade de se realizar os exames para prevenção da doença.
Na oportunidade;* Andressa destacou que a intensificação que está sendo realizada se deve porque quanto mais regular e cedo for o exame;* mais eficaz é o tratamento. “A incidência de câncer de colo de útero é muito alta nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e mais baixo nos países desenvolvidos. A principal razão é a realização regular de exames preventivos;* sobretudo o Papanicolaou;* que detecta a doença em seus estágios iniciais;* aumentando assim as chances de sucesso do tratamento. Nos países pobres e em desenvolvimento;* porém;* a procura e o acesso ao exame ainda é problemático;* o que explica a alta incidência da doença”.
Os exames;* depois de colhidos são encaminhados para o Laboratório Zimerman;* quando ele analisará os exames e detectará se há alguma alteração. Caso for detectada alguma alteração;* os exames serão encaminhados para o médico clinico geral ou ginecologista e em seguida a pessoa receberá o tratamento adequado. Sobre os sintomas;* a infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos demonstram que o vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer cervical. A prevenção pode ser feita usando-se preservativos (camisinha) durante a relação sexual;* para evitar o contágio pelo HPV.
Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais;* hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.