.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Campanha Fique Sabendo 2017 inicia nesta segunda-feira

Campanha Fique Sabendo 2017 inicia nesta segunda-feira


Campanha Fique Sabendo 2017 inicia nesta segunda-feira

"

A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Programa Municipal IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) AIDS e Hepatites Virais inicia nesta segunda-feira (27);* a 10ª edição da campanha “Fique Sabendo”;* que visa a intensificação de exames de HIV;* Hepatite B e C e Sífilis. A campanha segue até o dia 5 de dezembro.

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de

Tupã e também Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e

Hepatites Virais;* Anaile Virginia Genovez Michelotti;* a campanha visa estimular a população a realizar o teste de HIV;* principalmente aqueles que têm vida sexual ativa;* nunca realizou o exame na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela AIDS.

“Aproveitando a realização da campanha ”Novembro Azul”;* e tendo em vista que a maioria dos casos diagnosticados no município é do sexo masculino;* o Ambulatório de Moléstias Infecciosas através da Secretaria Municipal de Saúde;* irá realizar testagens rápidas de HIV;* Sífilis e Hepatites B e C em diversos pontos da cidade através o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento);* visando facilitar o acesso de pessoas que pretendem realizar os testes e participar da Campanha”;* contou.

Segundo a enfermeira;* o objetivo também é de incentivar a realização dos testes de HIV e Sífilis entre as pessoas sexualmente ativas;* e pessoas com maior vulnerabilidade.

“Ao falar em vulnerabilidade;* o intuito é buscar e sensibilizar as pessoas mais expostas a essas doenças para fazerem os testes;* como: homens que fazem sexo com homens (HSH;* principalmente na faixa etária de 15 a 24 anos);* trabalhadores do sexo;* usuários de drogas e pessoas em risco acrescido de adquirir estas doenças”;* explicou.

Anaile conta ainda que na ocasião as profissionais realizarão a coleta de sangue;* que passará por testagem rápida no Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* e o preenchimento da ficha de atendimento.

“Os pacientes poderão retirar os resultados posteriormente no próprio Ambulatório;* onde também poderão tirar dúvidas e saber mais sobre as doenças e o tratamento”;* disse.

Segundo a enfermeira;* a campanha também contará com distribuição de insumos de prevenção;* orientação sobre métodos de prevenção e encaminhamento;* quando necessário;* para os serviços de referência.

“As Infecções Sexualmente Transmissíveis podem se manifestar de forma assintomática;* algumas dessas doenças não apresentam sinais e sintomas específicos na fase inicial. Sendo a realização dos testes rápidos uma maneira efetiva de diagnóstico. Por isso;* pessoas sexualmente ativas devem estar sempre atentas aos métodos de prevenção e ter como rotina realizar os testes rápidos regularmente”;* orientou.

Cronograma de ações

Cronograma do CTA Móvel da Campanha Fique Sabendo 2017

27/11

13h às 16h

Pontos de Maior Vulnerabilidade

28/11

13h às 16h

Campus da Unesp voltado apenas aos alunos

29/11

13h às 16h

Distrito de Universo

30/11

17h às 20h30

Quinta com Arte

01/12

13h às 16h

Rodoviária Velha

04/12

13h às 16h

Distrito de Varpa

05/12

13h às 16h

Distrito de Parnaso

Orientações

Segundo a enfermeira;* antes de realizar o teste para HIV é importante estar atento a “Janela Imunológica”;* que consiste no intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue.

“Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos;* o que confirmará a infecção pelo vírus. O período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo. Na maioria dos casos;* a sorologia Reagente /Positiva é constatada em 30 dias após a exposição ao HIV. Porém;* existem casos em que esse tempo pode ser maior”;* explicou.

Para finalizar;* ela ressaltou ainda que;* no período de janela imunológica;* a pessoa tenha relação sexual com preservativos e não compartilhe seringas;* pois;* se estiver realmente infectada;* já poderá transmitir o HIV para outras pessoas. O exame de HIV não precisa estar em jejum para ser realizado e para realizar o teste a pessoa deve levar um documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório de Moléstias Infecciosas localizado na rua Cherentes nº 951;* ou através do telefone (14) 3491-5640.

Dezembro Vermelho

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado no dia 1º de dezembro;* mas o mês inteiro pode ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) graças a campanha Fique Sabendo;* do Governo do Estado;* campanha essa que ganhou um reforço com a aprovação do Projeto de Lei 13.504.

De autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF);* a proposta cria o Dezembro Vermelho;* movimento dedicado à prevenção;* assistência;* proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus da Aids. O texto prevê ainda a iluminação de prédios públicos com luz vermelha;* a realização de palestras e atividades educativas;* a veiculação de campanhas na mídia e a promoção de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças.

A mobilização em torno do Dezembro Vermelho deverá se apoiar em parcerias entre o poder público;* sociedade civil e organismos internacionais;* obedecendo às diretrizes traçadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e DSTs.

A relatora da proposta na Comissão de Assuntos Sociais (CAS);* senadora Marta Suplicy (PMDB-SP);* destacou a importância de;* no ano em que se comemora 30 anos de criação do Dia Mundial de Luta contra a Aids;* se intensificar as ações de prevenção e combate ao HIV;* com o objetivo de reduzir sua incidência em todos os segmentos populacionais e em todo o território nacional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS);* o Brasil é hoje o país que mais concentra casos de novas infecções por HIV na América Latina;* com taxas de crescimento nas Regiões Nordeste e Norte;* e entre homens que fazem sexo com outros homens.

"

313 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.