Projeto Jovem Talento realiza roda de conversa sobre drogas
Projeto Jovem Talento realiza roda de conversa sobre drogas
Jovens debateram sobre orientação e prevenção de substâncias ilícitas e lícitas
Dando continuidade ao programa de atenção ao uso e abuso de drogas e seus malefícios;* o psicólogo Valci Silva;* Diretor do Departamento de Saúde Mental;* e atenção ao álcool e outras drogas;* em parceria com a Secretaria de Assistência Social;* se reuniu na última sexta-feira (16);* para uma roda de conversa com os jovens do Programa Jovem Talento sob a coordenação de Clarice Gimenes;* abordando os múltiplos fatores que levam as pessoas;* especialmente os jovens;* a se envolveram com as drogas.
Aproximadamente 60 adolescentes e jovens estavam presentes no diálogo;* além dos coordenadores e professores dos diversos cursos do projeto. Um dos fatores avaliados foi com relação à entrada das pessoas no consumo de drogas. “Em regra geral;* desconhecem os seus efeitos e malefícios acreditando ingenuamente que podem;* facilmente;* deixarem o uso. Ou seja;* eles não têm informações adequadas sobre aquela substância que vai usar”;* afirma Valci.
O psicólogo trabalhou de uma maneira dinâmica;* através de perguntas e respostas e uma das preocupações que os jovens demonstraram;* era sobre a influência dos problemas familiares com o uso de drogas. O psicólogo esclareceu que um dos grandes motivadores é justamente a desorganização familiar e a desintegração do jovem na família.
“Mas mesmo que os jovens tenham uma boa convivência seja boa;* ele poderá escolher a drogas como uma forma de fuga ou ilusão do seu momento existencial;* por se encontrar em uma fase de grandes mudanças. Em ambos os casos quando perceber que foi um engano;* poderá já estar em um adiantado estágio de dependência”;* destacou.
Na palestra foram abordados também os fatores que levam ao uso indevido de drogas como;* por exemplo;* o fácil acesso;* sendo possível encontrar diversos lugares transformando-se em um problema de ordem social e de saúde pública.
Valci ainda ressaltou o alerta aos jovens para que tenham cuidado com o livre acesso ao uso de álcool;* tabaco e medicamentos consumidos por seus familiares.
Outro alerta importante foi sobre o uso de alcoólicos. De acordo com o psicólogo o consumo de bebidas alcoólicas está associado ao prazer e diversão. “Geralmente agindo como uma válvula de escape para as dificuldades e problemas familiares do cotidiano”;* finaliza.
Na próxima etapa do programa será feita uma roda de conversa com os pais dos jovens que estiveram presentes.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.