.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ações preventivas garantem controle da febre amarela em Tupã

Ações preventivas garantem controle da febre amarela em Tupã


Ações preventivas garantem controle da febre amarela em Tupã

O aumento de casos de febre amarela em macacos e humanos em todo Brasil tem preocupado muitos moradores. Entretanto;* as ações preventivas;* como ações de intensificação da vacina realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde;* têm garantido o controle sobre a doença.

De acordo com as informações da pasta;* nunca foram registrados casos da doença em Tupã. Por isso;* o Ministério da Saúde ainda não apontou a necessidade de realizar a Campanha de Vacinação no município.

O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* ressaltou que a vacina sempre fez parte do esquema vacinal dos moradores;* podendo ser facilmente encontrada nas Unidades de Saúde

“Até o momento;* a secretaria não recebeu informações sobre a necessidade de realizar a campanha. A procura pela dose continua dentro da normalidade;* sendo que a maioria tem sido procurada por pessoas que estão passando as férias em Tupã ou por aqueles que moram no município há pouco tempo e ainda não foram imunizados”;* explicou o secretário.

A vacina

A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Em 2013 a OMS anunciou que uma única dose da vacina garante imunidade por toda a vida;* porém a partir de 2017 que o estado de São Paulo;* embasado nas orientações do Centro de Vigilância Epidemiológica;* considera que com apenas uma dose a pessoa já pode ser considerada imunizada contra a doença.

Entretanto;* a campanha de emergência do Ministério da Saúde tem aplicado doses fracionadas da vacina nos municípios que não eram considerados área de transmissão de febre amarela (diferentemente de Tupã onde a vacina já era administrada na rotina) para combater com maior agilidade a circulação do vírus. Quem receber a dose fracionada deverá receber um reforço após oito anos depois da primeira dose.

Em Tupã;* todas as Unidades de Saúde estão abastecidas com as doses e quem ainda não foi imunizado pode procurar sua Unidade Básica de Saúde;* munido da carteira da vacinação.

Quem pode tomar a vacina

Podem ser vacinadas crianças a partir dos nove meses até adultos com 59 anos 11meses e 29dias. As gestantes;* lactantes;* idosos;* pessoas que vivem com o HIV;* que terminaram o tratamento de quimioterapia e radioterapia devem procurar orientação médica antes de tomar a vacina.

Surto da doença no Brasil

Entre dezembro de 2016 e agosto de 2017;* 777 casos foram confirmados e 261 pessoas morreram em decorrência da febre amarela. O Ministério da Saúde informou que com as ações de prevenção;* como o controle de vetor;* capacitação de profissionais de saúde e intensificação das ações de vigilância de epizootias;* atualmente o Brasil já está livre do recente surto.

Além disso;* o Ministério da Saúde enviou aos estados 36;*7 milhões de doses da vacina;* tanto para a rotina de vacinação como para o reforço nos estados afetados pelo surto. Vale lembrar que a febre amarela é uma doença transmitida pela picada de mosquitos transmissores;* como o Aedes aegypti;* e que a vacina é a principal forma de evitar transmissão;* porém medidas de combate ao vetor evitando a proliferação do mosquito também devem ser adotadas.

327 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.