Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Comitiva dos Tropeiros 2018 supera expectativas
Uma festa para celebrar o tropeirismo e a história da nossa região. Foi desta maneira que os participantes e integrantes das comitivas locais definiram a Comitiva dos Tropeiros 2018;* comemoração que estava sem ser realizada há 3 anos e que graças ao trabalho do prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui;* pôde retornar e abrilhantar o calendário de festas de Tupã.
De acordo os organizadores;* o evento contou com a participação de mais de 300 pessoas. O trajeto incluiu café da manhã;* abertura oficial;* benção religiosa aos tropeiros e participantes do evento e saída do Museu dos Tropeiros. Além disso;* o evento ainda contou com almoço típico na Fazenda Santa Rosa e encerramento em Varpa;* com show de viola e homenagens. O evento teve a participação de autoridades locais;* vereadores municipais;* além do vice-prefeito Caio Aoqui e o prefeito Ricardo Raymundo.
Segundo o secretário Municipal de Cultura e também Presidente do Comitê Organizador;* Renato Gonzalez;* criado com o objetivo de homenagear pioneiros do tropeirismo;* envolver a população da cidade e ao mesmo tempo atrair visitantes;* a Comitiva dos Tropeiros havia perdido seu caráter local nos últimos anos;* ganhando novo trajeto este ano.
“Neste ano;* o Comitê Organizador e a Prefeitura de Tupã teve a preocupação de buscar o envolvimento da população;* criando alguns atrativos que fizeram a cidade se mobilizar e acabou chamando a atenção e ganhando a simpatia dos participantes;* como um almoço típico da culinária tropeira e um novo trajeto com apenas um dia de evento;* priorizando a importância do evento e a segurança e conforto dos participantes”;* comentou.
Luiz Gonzaga Tovo;* o “Nanguinho”;* que iniciou a Comitiva junto ao saudoso Aldo Turra;* em 1946;* também participou do evento e emocionou os participantes com as lembranças dos primeiros eventos voltados a preservação da memória do tropeiro.
“Para mim o tropeirismo é bem mais do que conduzir tropas de gados pelas estradas do interior;* é dedicar uma vida em função de preservar a história do desenvolvimento da nossa cidade e região. Por anos a Comitiva foi um evento com muitos participantes e que infelizmente deixou de ser realizada por causa da crise que alastrou o país. Graças a administração séria que temos agora e o apoio dos colaboradores e das comitivas da região;* conseguimos restaurar o evento neste ano;* com novo trajeto;* com apenas um dia;* mas sem deixar de lado a importância do tropeirismo para a nossa região. Obrigado a todos os colaboradores e os participantes que estiveram presentes neste evento”;* completou.
O vereador e articulador para a construção do Museu dos Tropeiros;* Valdir “Bagaço”;* falou da importância do evento e do tropeirismo para o interior paulista e ainda relembrou parabenizou a organização do evento deste ano.
“Já pisamos em muitos espinhos durante a época do início da cavalgada;* eram muitas as dificuldades;* mas enfrentamos todas;* graças a Deus e ao empenho de muitos;* o evento se tornou uma tradição na cidade de Tupã e na nossa região. Esse trabalho;* que também acarretou na construção do Museu Tropeiro;* uma verba que eu trouxe do Governo Federal;* valorizou ainda mais a nossa cidade. Sempre digo que Tupã como uma estância turística;* nunca poderia deixar de dar continuidade a este evento e por isso parabenizo a administração do Ricardo e do Caio por voltar a realizar a cavalgada;* focando na importância do tema que é preservar as nossas histórias com o tropeirismo”;* comentou.
Já o vereador Antônio Carlos Meirelles parabenizou o prefeito Ricardo Raymundo;* o vice Caio Aoqui e o secretário de Cultura;* Renato Gonzalez;* que tiveram a coragem de retomar a Comitiva dos Tropeiros;* resgatando a cultura e as tradições tropeiras. “Eu;* que sempre morei no sítio;* me lembro da estrada boiadeira;* dos tropeiros transportando suas boiadas e hoje estamos resgatando essa tradição e transformando essa rica cultura em turismo;* atraindo pessoas de várias cidades da região que estão prestigiando a nossa Comitiva dos Tropeiros”;* afirmou.
O vereador Castilho;* que esteve presente na abertura do evento;* também elogiou o prefeito Ricardo Raymundo;* o vice Caio Aoqui e ao Comitê Organizador pela Comitiva dos Tropeiros.
“A comitiva dos tropeiros é um trabalho muito bonito;* e quero parabenizar o prefeito Ricardo;* ao Caio;* ao Renato;* por este trabalho que tem feito em prol à cultura do município. A comitiva já é uma tradição em nosso município e deve ser lembrada sempre”;* ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal Valter Moreno;* também elogiou a iniciativa da prefeitura manter viva a tradição tropeira. “É muito importante resgatar o que fazíamos;* e fazíamos muito bem feito;* como é o caso da Comitiva dos Tropeiros. Por isso gostaria de parabenizar o prefeito Ricardo;* o vice Caio;* a Câmara Municipal que está apoiando esse evento;* por homenagear a figura do peão;* que traz essa história viva dos nossos antepassados;* que faziam essas longas cavalgadas. Além de resgatar essa tradição;* esse tipo de evento permite a gente reviver a história;* porque muito de nós não vivenciou a época dos tropeiros e hoje temos aqui muitos filhos e netos que estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco da vida de que seus antepassados”.
O chefe do Legislativo também ressaltou a importância da Comitiva dos Tropeiros;* como atrativo para fortalecer o turismo tupãense. “Somos estância turística e essa Comitiva dos Tropeiros tem que ser incluído no Calendário Turístico do município. Há alguns anos esse evento atraía centenas de pessoas de várias regiões;* que se reuniam em Tupã em uma grande festa. Sabemos que a Comitiva dos Tropeiros está sendo retomada;* mas acredito que com o empenho da prefeitura;* com o apoio da Câmara Municipal e principalmente com participação de todos;* aos poucos vamos transformar essa Comitiva dos Tropeiros em uma das principais festas da cidade. Gostaria ainda de ressaltar e homenagear todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história tropeira;* na figura do nosso amigo Nanguinho;* que sempre se dedicou e sempre lutou para manter o tropeirismo vivo em nossa cidade. E se hoje Tupã é uma das poucas cidades que ainda mantém viva essa tradição;* isso se deve em grande parte à dedicação e empenho de Nanguinho”;* finalizou.
Na avaliação do secretário de Turismo e também vice-prefeito;* Caio Aoqui;* a comitiva deste ano mostrou que é possível inovar e continuar fazendo uma grande festa;* porque as comitivas participam.
“Foi uma festa muito especial;* envolvemos vários segmentos da comunidade e fizemos uma grande Comitiva. Tivemos problemas;* principalmente pelas manifestações que ocorrem no país inteiro;* mas com muito trabalho e dedicação da equipe da prefeitura conseguimos realizar essa grande festa com o saldo positivo também para o turismo na nossa cidade. Fizemos uma festa não apenas para os nossos visitantes;* mas também para a população de Tupã e isso sem dúvidas é o mais importante”;* disse.
O prefeito Ricardo Raymundo;* que acompanhou o trajeto dos tropeiros;* frisou sobre o trabalho da equipe do Comitê Organizador e ainda agradeceu a participação de todos os cavaleiros e colaboradores que estiveram no evento. Ele ainda falou sobre a importância do evento e o resgate do tropeirismo.
“A Cavalgada Tropeira é um evento já consagrado em nossa cidade;* que retrata a cultura sertaneja da nossa região. Por isso ganhou a admiração e o apoio da população. A preservação da história faz uma cidade mais inteligente;* com futuro e caminho a seguir e pensando nisso conseguimos dar continuidade não só a eventos como a Comitiva dos Tropeiros;* como também ao nosso Museu do Tropeiro;* que resgata boa parte da história da nossa região. A preservação da Comitiva dos Tropeiros é muito importante para manter viva as memórias do nosso povo;* da nossa cidade;* da região. Gostaria de parabenizar a toda equipe da Cultura e a Comissão Organizadora pelo trabalho e dedicação com a organização do evento e por manter um evento tão bonito como a Comitiva;* mas enxugando os gastos. Atingimos o nosso objetivo que era priorizar a importância do evento mantendo a tradição e identidade de Tupã. Gostaria ainda de agradecer a participação de todos os envolvidos e esperamos que nos próximos anos a Comitiva seja ainda maior e com mais participantes”;* finalizou
O evento foi encerrado no distrito de Varpa com homenagens e entrega de troféus aos colaboradores do evento;* além de um grande show de viola.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.