Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Tiro de Guerra de Tupã apresenta atividades monitoradas em comemoração ao dia do Soldado
Em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura, o Tiro de Guerra de Tupã, TG/02/043, participou da 21ª edição do Projeto Quinta com Arte, levando para a população uma exposição de acessórios usados em acampamentos e treinamentos para combate, além de duas atividades monitoradas, também usadas em treinos, foi montada uma falsa baiana e a ponte de cordas.
Ambas as atividades encantaram as crianças e os presentes, que puderam aprender sobre as dificuldades de se fazer uma travessia de rio sob uma ponte de cordas, e a dificuldade encontrada sob a falsa baiana, tudo realizado com muita segurança sobre a orientação de monitores do Tiro que deram uma verdadeira aula, trabalhando alguns aspectos tais como a superação de si mesmo, planejamento, concentração, autoconfiança e determinação.
Três tipos de treinamentos podem ser feitos através de uma ponte de cordas. O local se tornou o preferido na noite do público infantil.
Os pequenos se aventuraram na Ponte de Três Cordas, usada para transposição de altas fendas; e na Falsa Baiana, que serve de auxilio na transposição de cursos de água e fendas profundas.
Segundo o subtenente Flavio Silva, o Tiro de Guerra sempre realiza importantes tarefas dentro da sociedade como, por exemplo, participando de eventos sociais como Campanha do Agasalho, e campanhas de vacinação, entre outros eventos, como esta participação no Projeto Quinta com Arte. “Lembro-me de quando eu fazia o Tiro de Guerra, onde você aprende dentre tantos afazeres o amor à pátria”. O subtenente destacou a importância do exército brasileiro e a importância na participação em eventos. “O exercito brasileiro, desde a sua origem nos campos históricos dos Guararapes, em 1648, vem participando da construção do Brasil, o objetivo da participação do TG nesta edição do Projeto Quinta com Arte foi dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas e ainda interagir com o público que visita o evento, resgatando o civismo e patriotismo já tão esquecido ultimamente”.
Para o Secretário de Cultura Charles dos Passos, a noite foi especial com a presença do Tiro de Guerra, resgatando mais um valor esquecido, o patriotismo, “como foi lembrado pelo Subtenente o exército brasileiro tem uma origem histórica muito importante, destacando seu auxilio na construção de nossa pátria, e não vemos mais o valor merecido a data do dia do soldado como era antigamente, temos que lutar para que esse valor perpetue-se para nossas futuras gerações, pois honra e valor cabe a todos passar para a prosperidade” comentou o secretário.
.
O Vice-prefeito Thiago Santos presente na Praça da Bandeira, nesta quinta feira, prestigiando o evento destacou a importância da data e o valor dos soldados independente de sua corporação. “Soldado é toda pessoa que trabalha voluntariamente ou em conseqüência de serviço militar obrigatório, nas forças armadas ou forças militarizadas de um país soberano, recebendo treino e equipamentos para defesa do referido país e os seus interesses, o termo "Soldado" serve também para designar o posto mais baixo, ou inicial da categoria de marinheiro, praças das componentes terrestres e aéreas das forças armadas, então é muito grande e vasto a denominação desta categoria, para que seja esquecida, temos que voltar, ver nas escolas o ensino sobre a importância das datas cívicas dando ênfase ao seu valor no calendário e na história”.
O dia do SOLDADO brasileiro foi convencionado para ser lembrado in memoriam de Luís Alves de Lima e Silva, o Patrono do nosso Exército que é mais conhecido pelo povo brasileiro como Duque de Caxias.
Luiz Alves de Lima e Silva nasceu em 25 agosto de 1803, na Vila do Porto de Estrela, Rio de Janeiro, e faleceu em 07 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, Rio de Janeiro.
Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros. As especializações ou áreas de trabalho dos soldados estão divididas em infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia, logística e serviços.
Mostrando seu lado cívico o Projeto Quinta com Arte, levou nesta edição um pouco da história e da importância do serviço militar, tão bem representado pelo TG/02/43 de nosso município.
“Quero em nome da Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, parabenizar todos os soldados em todas as categorias, pois como no hino tão belamente escrito que traduz em sua letra o verdadeiro valor de um soldado, onde se encerra toda esperança que um povo alcança.” Finalizou o Secretário de Cultura Charles dos Passos.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.