Alunos da EMEIEF “Sônia Jerônimo” desenvolvem Projeto de Horta Escola
Alunos da EMEIEF “Sônia Jerônimo” desenvolvem Projeto de Horta Escola
Iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Educação
Alunos e professores da EMEIEF “Sonia Jerônimo” estão desenvolvendo o projeto Horta na Escola. A iniciativa conta com apoio da Secretaria da Educação e Secretaria do Meio Ambiente.
A primeira escola a receber o Projeto Horta na Escola foi a EMEIF Profª Sônia Maria Gomes Jerônimo;* no Jardim Unesp;* está desenvolvendo o projeto com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as crianças sobre a importância de uma boa alimentação;* promovendo mudanças de hábitos e promoção da saúde.
Também permite desenvolver e vivenciar o cuidado com a natureza se integrando como agente transformador do ambiente em que vivem. Com o projeto ainda estaremos reforçando e enriquecendo a merenda e resgatando o plantio de horta doméstica.
O Projeto Horta na Escola foi concebido a partir de garrafas PET que são recortadas e transformadas em uma espécie de vaso. Com um pouco de terra podem ser plantadas diversas mudas de verduras e ervas aromáticas sempre com a assistência de um engenheiro agrônomo.
O secretário Marcos Leite;* disse que os alunos aprendem a valorizar a natureza. “Durante o ano letivo;* os alunos aprendem diversos assuntos e um deles é sobre o desenvolvimento sustentável. Elas aprendem a valorizar a natureza a partir de idéias simples;* mas que possam ser vivenciadas na própria escola”.
Já o secretário de Meio Ambiente;* Renan Pontelli;* ressaltou que os alunos desde pequenos se transformam em agentes ambientais multiplicadores. “Um dos objetivos principais é conscientizar o aluno a separar o material reciclagem do orgânico e isto eles podem fazer dentro da sua casa e também transformar um produto num bem útil como é a horta vertical”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.