Secretária de Saúde realiza reuniões de equipe na “Estratégia Saúde da Família”
Secretária de Saúde realiza reuniões de equipe na “Estratégia Saúde da Família”
"
Objetivo é debater com profissionais das unidades a melhoria e agilidade no atendimento das principais demandas
A Secretaria Municipal de Saúde de Tupã;* através das diretorias de atenção a saúde;* planejamento e gestão;* controle a saúde e apoio a saúde se dividiram para cumprir um roteiro de visitas em todas as 13 Unidade Saúde da Família (USF) existentes em Tupã;* para participar de reuniões coletivas visando solucionar os problemas encontrados nas Unidades;* e assim;* definindo as ações e intervenções necessarias junto as equipes.
Essas reuniões ocorrem uma vez por mês;* seguindo uma escala elaborada pela Secretaria da Saúde;* para que não prejudique o atendimento e os programas da Unidade. As equipes da USF atuam com ações de promoção da saúde;* prevenção;* recuperação;* reabilitação de doenças e agravos mais frequentes;* e na manutenção da saúde da comunidade.
Dentre as diversas atividades que a equipe de Saúde da Familia desenvolve;* a reunião de equipes tem um grau muito importante. A diretora de departamento de Atenção a Sáude;* Amanda Berti explica que nas reuniões é onde se discute coletivamente a problemática do trabalho e se define as ações e intervenções a serem realizadas no território;* comunidade e equipe;* promovendo a gestão coletiva na construção das estrategias de saúde a serem implantadas em cada comunidade.
As Unidades Saúde da Família no Brasil;* hoje conhecidas como ""Estratégia da Saúde da Família"";* começaram em 1994 como um dos programas propostos pelo Governo Federal aos municípios para implementar a atenção primária. As equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de pessoas;* localizadas em uma área geográfica delimitada.
Em Tupã o Saúde da Familia foi implantado pelo prefeito Manoel Gaspar;* durante sua segunda gestão;* no ano de 2003;* dando inicio a nova metodologia de atendimento a saúde pública em Tupã. “Tenho muito orgulho de ter iniciado este processo vitorioso em Tupã;* que levou a saúde para dentro da casa das familias e busca;* de forma preventiva estimular a busca ativa por problemas de saúde antes que eles se mainfestem nas familias;* ocasionando problemas maiores”;* disse o prefeito.
O secretário de saúde;* Antonio Brito;* que coordena o trabalho das equipes disse que é fundamental discutir os problemas dentro do ambiente de trabalho e como cada um pode colaborar para melhorar o atendimento. “Todas as semanas eu vou até as unidades ouvir a população;* saber dos principais reclames e o que podemos fazer parea melhorar. Também exijo das equipes comprometimento e participação e estas reuniões são fundamentais”;* disse Brito.
As reuniões contaram com a participação das diretoras de Departamento de Atenção a Saúde Amanda Ramos Berti;* diretora de planejamento e gestão Rosangela de Souza U. Gaspar;* a Diretora de Controle a Saúde Gisele Porteiro e a Diretora de Apoio a Saúde Nádia Tiosso Castro;* que coordenaram os encontros e ficam responsáveis pela elaboração dos relatórios sobre estas reuniões;* repassando posteriormente ao secretário de saúde.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.