Secretária Municipal de Educação realiza Projeto Pipas para alunos e comunidade
Secretária Municipal de Educação realiza Projeto Pipas para alunos e comunidade
Estudantes conheceram a ciência e metodologia existentes por trás da brincadeira
A secretária municipal de educação realizou o Projeto Pipas que tem como objetivo levar uma atividade diferenciada aos alunos e também;* à comunidade escolar. Foram confeccionadas pipas junto com as famílias e esta atividade contou com a participação dos alunos do Projeto Escola de Segundo Turno – Crescer Juntos;* auxiliando pais;* professores e alunos na composição das pipas.
Antes de participarem da atividade;* os estudantes conheceram a ciência e metodologia existentes por trás da brincadeira e todas as medidas de segurança;* tanto para que eles como a população não corram riscos. Também foram ministradas palestras pela equipe do corpo de bombeiros sobre os perigos do cerol e os cuidados necessários na hora de soltar pipas.
O projeto integrou os professores de educação física;* educação infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental da EMEIEF Jd. Nossa Senhora de Fátima e surgiu da necessidade de se agregar novos conhecimentos;* levando o aluno da reflexão à prática;* onde cada professor fez um tipo de abordagem sobre o referido tema.
Durante o projeto;* todos aproveitaram a oportunidade para aprender a fazer as pipas e verificar que o ensino e aprendizagem de matemática podem ser bem divertidos;* já que a construção de pipas remete à parte lúdica da construção geométrica.
Ainda;* orientados pela coordenadora professora Rita Diório;* os professores trabalharam atividades de linguagem oral e escrita. “Em geral os alunos aprendem o que lhe faz sentido;* incorporando esse novo conhecimento a sua estrutura cognitiva”;* explica a professora.
Ao trabalhar o Projeto Pipas com todas as salas de aula;* os professores proporcionaram um novo sentido ao ato de empinar pipas. Neste sentido;* professora de Educação Física;* Isabel Zacarias disse que as atividades desenvolvidas foram capazes de despertar o interesse e a motivação para a aprendizagem;* favorecendo a interdisciplinaridade.
Ao final das palestras e aulas os alunos;* familiares e equipe escolar realizaram o encerramento do Projeto Pipas no Campo de Baseball;* brincando da atividade.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.