Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
“Julho Amarelo” realizou mais de 260 coletas de sangue
Terminou no último dia 31 de julho a Campanha de combate e
prevenção às hepatites virais;* “Julho Amarelo”. Em Tupã;* além dos exames de Hepatites;* também foram feitos testes de HIV;* Hepatites B e C e Sífilis.
Durante a campanha;* o CTA Móvel percorreu diversos pontos do município para que toda a população pudesse ter a oportunidade de passar pela coleta de sangue;* que identifica se o indivíduo é ou não portador de alguma destas infecções.
Ao todo;* 263 coletas foram feitas e foram identificados 2 casos de HIV;* 2 casos de Hepatite e 14 de Sífilis. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a partir de agora;* os moradores que realizaram os exames busquem os resultados que já estão disponíveis no Ambulatório de Moléstias Infecciosas.
De acordo com a enfermeira responsável pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* Anaile Genovez Michelotti;* todas as pessoas que obtiveram resultados positivos;* serão encaminhadas para um tratamento adequado e gratuito.
“Todas estas infecções são silenciosas e na maioria das vezes;* a pessoa não sabe que é portadora. Por isso;* esperamos que esta campanha tenha servido de alerta para a importância de se prevenir e realizar a coleta de sangue”;* enfatizou Anaile.
Ela ressaltou ainda que a campanha estadual Julho Amarelo era exclusivamente para Hepatite B e C. O município de Tupã aproveitou a oportunidade para realizar as testagens de HIV e Sífilis.
O público alvo da campanha eram os indivíduos com transfusão de hemoderivados até 1993 e transplantes; uso de drogas ilícitas intravenosas ou inalatórias; passado de uso de seringas de vidro; hemodiálise prolongada e acidentes biológicos; procedimentos como manicures;* tatuagens e piercings; HSH com práticas sexuais de risco; infecção pelo HIV; transmissão vertical; populações vulneráveis como presidiários ou ex-presidiários;* sem teto;* etc; elevação de transaminases ou hepatopatia sem causa clara; pessoas acima de 40 anos e diabéticos.
No entanto;* toda e qualquer pessoa pôde procurar os pontos de coleta de sangue da campanha para o teste. Com o término da campanha;* a Secretaria Municipal de Saúde afirma que mantém o Ambulatório de Moléstias Infecciosas à disposição dos moradores que desejam fazer o exame que identifica infecções sexualmente transmissíveis.
Ambulatório
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã;* localizado na Rua Cherentes nº951;* realiza diariamente testagens sorológica rápida para Hepatites B e C;* HIV e Sífilis;* também é referência para o tratamento das doenças citadas acima. Possui uma equipe multiprofissional com enfermeira;* infectologista;* educadora em saúde;* auxiliares de enfermagem que diariamente prestam assistência aos portadores e seus familiares.
Realiza parceria com empresas do município com relação a palestras educativas e entregas de preservativo. Interessados devem procurar o Ambulatório ou ligar no telefone (14) 3491-5640 que está disponível também para sanar dúvidas existentes.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.