Secretaria de Saúde instala urnas de sugestões e criticas nas unidades de saúde
Secretaria de Saúde instala urnas de sugestões e criticas nas unidades de saúde
Formulários e urnas ficarão nas unidades de saúde visando aperfeiçoar o atendimento
Nesta semana;* em cada unidade de saúde foram instaladas urnas e formulários para recebimento de sugestões e críticas junto a população. Com a urna e o formulário os pacientes vão poder contribuir;* além de apresentar reivindicações relacionadas ao atendimento. O objetivo;* além ouvir a população é poder;* através das sugestões;* melhorar a qualidade de vida.
A iniciativa da Prefeitura Municipal;* por meio da Secretária de Saúde atende uma norma do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) estabelecido pelo Ministério da Saúde.
As urnas de madeiras e formulários foram instaladas em locais visíveis;* mas visando o sigilo das pessoas;* em todas as Unidades de Saúde da Família;* Unidades Básicas de Saúde;* Ambulatório de Saúde Mental;* Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* Farmácia Municipal;* Laboratório Municipal;* Transporte Municipal;* Centro de Especialidade Odontológica;* Centro Odontológico Municipal e Ambulatório de Especialidade Médica;* além da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
O secretário de municipal de Saúde;* Antônio Brito ressaltou que através destas urnas a população que frequenta as unidades podem dar sugestões e críticas referentes aos serviços prestados. “E a partir desses dados;* a Secretária e Governo de Tupã estarão analisando a real necessidade da população para melhora dos atendimentos em todos os setores prestadores dos serviços de saúde do município”;* finaliza Brito.
As urnas serão coordenadas pela diretora de departamento de Atenção a Saúde;* Amanda Berti e a diretora de área de Apoio Operacional a Saúde;* Nadia Castro;* que explicam que com as urnas será possível avaliação do o atendimento médico e condições da unidade e outras questões.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.