Diretoras do CRAS recebem capacitação sobre Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Diretoras do CRAS recebem capacitação sobre Convivência e Fortalecimento de Vínculos
As diretoras do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e do Departamento da Proteção Social Básica de Tupã participaram na cidade Palmital/SP de uma capacitação do Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A capacitação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social;* através da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília.
O reordenamento proporcionará a unificação dos recursos repassados pelo Governo Federal para o trabalho com crianças;* adolescentes e idosos;* centralizando o atendimento. O serviço começa já na próxima semana.
A diretora Departamento da Proteção Social Básica;* Regina Piva;* a coordenadora do CRAS Leste Sirleide Evangelista;* assistente social Giovana Mazon e a orientadora social Altamira de Souza;* estavam na capacitação.
Regina explica que cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos deve receber um tipo de atenção diferenciada;* de acordo com as necessidades de cada um.
“O serviço é prestado por orientadores sociais;* que trabalham o fortalecimento ou resgate de vínculos familiares e comunitários junto a crianças;* adolescentes e idosos. Para executar o SCFV é preciso seguir um traçado metodológico;* que é passado aos municípios pelo Ministério do Desenvolvimento Social”;* contou Regina.
O programa do Ministério do Desenvolvimento é recente;* Tupã assinou o termo de aceite em Julho;* através da Secretaria da Assistência Social. O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que será executado na unidade do CRAS Leste.
Regina ainda agradece a secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar pela assinatura do termo. “Dona Isaura sempre nós dá todo o apoio nas questões relacionadas à assistência social”;* finaliza.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.