Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Jornada do Patrimônio Cultural contou com grande aprendizado
"
Na manhã do último domingo (23);* foi realizada a Jornada do Patrimônio Cultural Paulista;* que levou conhecimento sobre monumentos e prédios que são patrimônios históricos e culturais da cidade de Tupã. O programa contou com a inauguração da ‘Torre do Petróleo é Nosso!’;* com a presença da TV Universitária e do fotógrafo Eduardo Dantas.
O programa foi realizado pela da Secretaria Estadual de Cultura;* em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura; com o objetivo de promover o conhecimento e;* através dele;* promover a conscientização e preservação de patrimônios históricos e culturais da cidade.
O programa contou com a reinauguração da ‘Torre do Petróleo é Nosso!’;* que agora se situa em frente ao Museu dos Tropeiros. Houve pronunciamentos do secretário de Cultura interino;* Lucas Godoy e do fotógrafo que teve ampla colaboração na recuperação da história da torre;* Eduardo Dantas.
A jornada teve início com a visita ao Museu dos Tropeiros;* seguindo respectivamente para a Praça dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil;* Praça Largo 9 de Julho;* Praça dos Pioneiros;* Portal do Estádio Municipal;* Praça Dom Bosco;* Escola Estadual Índia Vanuíre;* Solar Luiz de Souza Leão;* Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Praça da Bandeira;* Matriz de São Pedro;* se encerrando no Monumento da Índia Bartira.
O evento contou com o trenzinho como transporte para os participantes. Na maioria dos pontos de parada;* os participantes desciam;* fotografavam e aprendiam um pouco sobre os patrimônios ali existentes.
O secretário municipal de Cultura interino;* Lucas Godoy;* agradeceu a participação da população;* e comentou a importância de eventos como este para a valorização da história e da Cultura da cidade.
“Agradeço a participação da população;* sabemos que nossos esforços para mantermos preservadas a cultura e história da cidade não podem parar. Para isso precisamos da ajuda e colaboração da população;* especialmente em eventos como este;* que evidenciam os patrimônios e suas histórias”;* destacou.
O secretário convidou a população para participar;* ajudar a divulgar e compartilhar os momentos nos eventos da secretaria por meio das redes sociais.
“Convido a população para participar de nossos eventos;* prestigiar as atrações;* ajudar a divulgar e compartilhar os momentos nos eventos por meio redes sociais; assim;* a cultura será promovida e alcançará uma parcela maior da população”;* convidou Lucas.
A Secretaria Municipal de Cultura fez vários registros fotográficos do evento;* e estes registros;* assim como os demais registros dos eventos realizados pela secretaria estão disponíveis na página ‘Secretaria Municipal de Cultura de Tupã’ no Facebook.
Um pouco sobre a ‘Torre do Petróleo é Nosso!’
Inaugurada em 2 de maio de 1959;* na Praça da Bandeira;* a torre da Petrobrás;* mais conhecida como ‘Torre do Petróleo é Nosso!’;* recebeu autoridades da época em sua inauguração;* tais como o Presidente da Câmara Federal;* Deputado Paschoal Ranieri Mazzili;* e dos Deputados Federais Gabriel Passos;* Neiva Moreira;* José Jofily.
A campanha “O Petróleo é Nosso!” iniciou-se na década de 40;* mas somente em 1959 a torre foi construída em Tupã. A ""Torre da Petrobras"";* construída por um serralheiro tupãense;* foi instalada da Praça da Bandeira;* ao lado da Igreja Matriz São Pedro;* onde atualmente é a fonte.
Um dos grandes expoentes desta campanha foi Monteiro Lobato;* que desde 1927 acompanhava aos assuntos relacionados à política do país;* especialmente as com relações exteriores.
Por sua militância pelo petróleo;* o autor chegou a ser preso por seis meses em 1946. Já em 1948;* Lobato concede uma entrevista;* que seria a última de sua vida;* declarando apoio ao movimento “O Petróleo é Nosso!”. Dois dias depois;* Monteiro faleceu.
Na década de 1960 foi retirada da Praça da Bandeira e jogada no almoxarifado da Prefeitura por motivos políticos. Condenada a virar sucata;* foi resgatada alguns anos depois e instalada em um canto pouco visível da Praça Rui Barbosa;* situada na esquina da Avenida Tapuias com a Rua Nhambiquaras. Lá ficou por cerca de 50 anos.
Após debates;* especialmente com o fotógrafo Eduardo Dantas;* a Secretaria Municipal de Cultura retirou a torre da praça;* realizou reparos;* pintura e manutenção. A torre foi realocada em frente ao Museu dos Tropeiros;* local com mais destaque e visibilidade;* e foi reinaugurada dia 23 de setembro de 2018;* durante a Jornada do Patrimônio Paulista.
Mais informações sobre os eventos realizados pela secretaria estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* Instagram @secretariadeculturatupa;* por meio da hashtag “#quintacomarte” e pelo telefone (14) 3491-3015.
"
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.