.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras e Planejamento - Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Jornada do Patrimônio Cultural contou com grande aprendizado

Jornada do Patrimônio Cultural contou com grande aprendizado


Jornada do Patrimônio Cultural contou com grande aprendizado

"

Na manhã do último domingo (23);* foi realizada a Jornada do Patrimônio Cultural Paulista;* que levou conhecimento sobre monumentos e prédios que são patrimônios históricos e culturais da cidade de Tupã. O programa contou com a inauguração da ‘Torre do Petróleo é Nosso!’;* com a presença da TV Universitária e do fotógrafo Eduardo Dantas.

O programa foi realizado pela da Secretaria Estadual de Cultura;* em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura; com o objetivo de promover o conhecimento e;* através dele;* promover a conscientização e preservação de patrimônios históricos e culturais da cidade.

O programa contou com a reinauguração da ‘Torre do Petróleo é Nosso!’;* que agora se situa em frente ao Museu dos Tropeiros. Houve pronunciamentos do secretário de Cultura interino;* Lucas Godoy e do fotógrafo que teve ampla colaboração na recuperação da história da torre;* Eduardo Dantas.

A jornada teve início com a visita ao Museu dos Tropeiros;* seguindo respectivamente para a Praça dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil;* Praça Largo 9 de Julho;* Praça dos Pioneiros;* Portal do Estádio Municipal;* Praça Dom Bosco;* Escola Estadual Índia Vanuíre;* Solar Luiz de Souza Leão;* Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Praça da Bandeira;* Matriz de São Pedro;* se encerrando no Monumento da Índia Bartira.

O evento contou com o trenzinho como transporte para os participantes. Na maioria dos pontos de parada;* os participantes desciam;* fotografavam e aprendiam um pouco sobre os patrimônios ali existentes.

O secretário municipal de Cultura interino;* Lucas Godoy;* agradeceu a participação da população;* e comentou a importância de eventos como este para a valorização da história e da Cultura da cidade.

“Agradeço a participação da população;* sabemos que nossos esforços para mantermos preservadas a cultura e história da cidade não podem parar. Para isso precisamos da ajuda e colaboração da população;* especialmente em eventos como este;* que evidenciam os patrimônios e suas histórias”;* destacou.

O secretário convidou a população para participar;* ajudar a divulgar e compartilhar os momentos nos eventos da secretaria por meio das redes sociais.

“Convido a população para participar de nossos eventos;* prestigiar as atrações;* ajudar a divulgar e compartilhar os momentos nos eventos por meio redes sociais; assim;* a cultura será promovida e alcançará uma parcela maior da população”;* convidou Lucas.

A Secretaria Municipal de Cultura fez vários registros fotográficos do evento;* e estes registros;* assim como os demais registros dos eventos realizados pela secretaria estão disponíveis na página ‘Secretaria Municipal de Cultura de Tupã’ no Facebook.

Um pouco sobre a ‘Torre do Petróleo é Nosso!’

Inaugurada em 2 de maio de 1959;* na Praça da Bandeira;* a torre da Petrobrás;* mais conhecida como ‘Torre do Petróleo é Nosso!’;* recebeu autoridades da época em sua inauguração;* tais como o Presidente da Câmara Federal;* Deputado Paschoal Ranieri Mazzili;* e dos Deputados Federais Gabriel Passos;* Neiva Moreira;* José Jofily.

A campanha “O Petróleo é Nosso!” iniciou-se na década de 40;* mas somente em 1959 a torre foi construída em Tupã. A ""Torre da Petrobras"";* construída por um serralheiro tupãense;* foi instalada da Praça da Bandeira;* ao lado da Igreja Matriz São Pedro;* onde atualmente é a fonte.

Um dos grandes expoentes desta campanha foi Monteiro Lobato;* que desde 1927 acompanhava aos assuntos relacionados à política do país;* especialmente as com relações exteriores.

Por sua militância pelo petróleo;* o autor chegou a ser preso por seis meses em 1946. Já em 1948;* Lobato concede uma entrevista;* que seria a última de sua vida;* declarando apoio ao movimento “O Petróleo é Nosso!”. Dois dias depois;* Monteiro faleceu.

Na década de 1960 foi retirada da Praça da Bandeira e jogada no almoxarifado da Prefeitura por motivos políticos. Condenada a virar sucata;* foi resgatada alguns anos depois e instalada em um canto pouco visível da Praça Rui Barbosa;* situada na esquina da Avenida Tapuias com a Rua Nhambiquaras. Lá ficou por cerca de 50 anos.

Após debates;* especialmente com o fotógrafo Eduardo Dantas;* a Secretaria Municipal de Cultura retirou a torre da praça;* realizou reparos;* pintura e manutenção. A torre foi realocada em frente ao Museu dos Tropeiros;* local com mais destaque e visibilidade;* e foi reinaugurada dia 23 de setembro de 2018;* durante a Jornada do Patrimônio Paulista.

Mais informações sobre os eventos realizados pela secretaria estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* Instagram @secretariadeculturatupa;* por meio da hashtag “#quintacomarte” e pelo telefone (14) 3491-3015.

"

544 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.