Quem passa pela Praça da Bandeira;* já pode perceber a estrutura que está sendo montada para a realização de um das maiores eventos realizados pela colônia japonesa na região da Alta Paulista. Trata-se da Nippon Fest. Este ano;* é possível perceber que a estrutura está maior que dos anos anteriores. Isto permitirá acomodar mais pessoas que estarão durante os dias 6;*7 e 8 visitando o evento em Tupã.-
A expectativa é que aproximadamente 10 mil pessoas venham prestigiar a atração que estará recheada de comidas;* danças;* músicas;* enfeites típicos e é claro de descendentes de japoneses que há mais de um século desembarcaram no Brasil. Os costumes e a tradição de lá para cá estão sendo preservadas pelas atuais gerações que vem através das manifestações culturais uma forma de expressar suas raízes.
Um dos organizadores da Nippon Fest;* o vereador Caio Aoki;* disse que o objetivo é realizar uma grande festa para celebrar a cultura japonesa que de acordo com ele faz parte também da cultura brasileira. “A Nippon Fest é um evento que veio celebrar os cem anos da chegada dos primeiros japoneses no Brasil. Mas vimos que o evento teve tanto sucesso que hoje atração já faz parte do calendário turístico de Tupã”.
Aoki aproveitou para convidar toda a população tupãense e também da região. “Este ano a Nippon Fest estará maior e com mais atrações e gostaria de convidar toda a população tupãense e da região para prestigiar o evento que transforma durante estes dias a Praça da Bandeira em um pedaço do Japão”. A Nippon Fest 2013 é realizada pela Associação Cultural;* Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT);* Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* Bradesco e Oi Telefonia.
A abertura da Nippon Fest 2013 contará com a presença do cantor Joe Hirata;* da cidade de São Paulo;* muito popular no Brasil;* que estará no Espaço Cultural “José Anselmo Filho-Zé Pretinho”;* localizado na Praça da Bandeira. Também o evento terá apresentações de taikô;* com o Grupo de Okinawa “Requios Gueinou Doukoukai”;* da cidade de Marília;* e Grupo Shoguu;* de Bastos.
Vários grupos de dança estarão apresentando suas performances;* como o Grupo de Dança Fujinkai;* de Tupã;* e o Grupo Fujinkai;* de Bastos. Destacando que o Departamento de Karaokê de Tupã irá realizar várias apresentações. Quem visitar a Nippon Fest 2013;* diversas atrações culturais como: tiotin;* torii;* koinobori;* tanabata;* origami;* barracas de lembranças japonesas;* exposição da cultura japonesa;* orquidário;* horóscopo japonês e exposição de carros e motos.
Gastronomia
Para aqueles que apreciam os sabores da culinária japonesa;* serão servidos tradicionais pratos como: yakissoba;* udon;* sashimi (tilápia e salmão);* espetinho;* origuini;* omelete;* niguirisushi;* temaki;* sushimix;* harumaki;* guioza;* tempurá;* pastel;* sorvete frito;* churros;* raspadinha;* cerveja;* refrigerante;* suco de laranja e água. Neste ano;* o organizador do evento trará Vale o sushiman Paulo Uehara;* da cidade de São Paulo.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.