Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda (9) em Tupã
Campanha de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda (9) em Tupã
Secretária Municipal de Saúde espera imunizar 20 mil cães e gatos
A Secretaria Municipal de Saúde;* através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* inicia nesta segunda-feira (09) a Campanha de Vacinação Antirrábica. A imunização de cães e gatos segue até dia 20 de setembro na zona rural e nos dias 14 e 15 na área urbana e distritos de Tupã. Devem ser vacinados animais a partir dos seis meses de idade. A dose da vacina é gratuita e protegerá animais domésticos contra a doença.
O prefeito em exercício;* Thiago Santos;* explica que após três anos sem realizar uma das mais importantes campanhas de vacinação animal do estado;* a prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Saúde retoma a imunização com o objetivo de resolver um grande problema de saúde pública.
A cidade preparou um esquema especial de atendimento. Durante 10 dias;* de segunda a sexta-feira (09 até 20);* as equipes do Centro de Controle de Zoonoses percorrerão toda a zona rural do município;* promovendo a vacinação de cães e gatos. Para colaborar com o trabalho as equipes pedem que os proprietários deixem as porteiras abertas e prenderem os animais.
Tupã contará ainda com mais de 15 pontos fixos;* que atenderão a zona urbana apenas nos dias 14 e 15. No sábado o horário de atendimento é das 8h às 17 horas. Já no domingo será da 8h às 12h. É importante que o proprietário compareça com a carteira de vacinação de seu animal. Mas mesmo sem a carteira;* é necessário fazer a aplicação da vacina.
Os proprietários ainda devem levar os cães presos em guias e os gatos em gaiolas ou caixas de transporte.
A diretora de área de Vigilância Sanitária;* Thaís Aono;* ressaltou que todos os proprietários de animais de estimação devem aproveitar a oportunidade. “A campanha já não acontecia fazia 3 anos. A vacina continua sendo gratuita e a população poderá levar o seu animal de estimação em um dos postos de vacinação que estarão espalhados pela cidade”.
Thaís lembrou também que não será permitido ao dono do animal retirar a vacina para aplicação em casa. “Isso porque a campanha contará com profissionais preparados e responsáveis pela aplicação da vacina de forma correta e com segurança.”
Ainda de acordo com de Thaís;* participarão da campanha 38 alunos do curso de medicina veterinária da Universidade de Marília (Unimar). “Teremos ainda a supervisão do médico veterinário Paulo Henrique Pavão e mais de 40 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde;* que estarão disponíveis para dar suporte durante o período de vacinação. Esperamos vacinar uma média de 20 mil animais. Certamente teremos muito trabalho;* mas iremos conseguir”;* enfatizou.
PONTOS DE VACINAÇÃO NA ZONA RURAL
Duas equipes se dividirão para atender toda população rural do município. No dia 9 os trabalhos se concentram na Estrada São Martinho e Três Vendas. No dia 10 serão os bairros Progresso;* Harmonia e Pitangueiras. Dia 11 é a vez da Estrada da Fazenda Luar;* a estrada que liga Tupã - Varpa;* até rio do peixe e o Bairro Monteiro. No dia 12 são as estradas do Tininho;* Chalé e novamente do bairro Monteiro. Na sexta feira;* 13 a vacinação ocorre no Sabiá e Picadão.
Na outra semana os trabalhos recomeçam na segunda-feira (16) pela estrada do Thermas e Sabiá 2. Dia 17 as equipes percorrem o bairro Caran e no dia 18 as propriedades da Estrada de acesso Expresso de Prata;* próximo a Polícia Militar Rodoviária. No dia 19 será feito o trabalho de continuação da estrada de acesso e para finalizar a campanha de vacinação no dia 20 as equipes irão repassar nos lugares que ficaram sem a visita dos profissionais.
POSTOS DE VACINAÇÃO ÁREA URBANA
No sábado;* funcionarão postos de vacinação nos seguintes locais da área urbana: E.E. “Maestro Nelson de Castro”;* Praça da Bandeira;* E.E. “Anísio Carneiro”;* Etec “Professor Massuyuki Kawano”;* Capela Santa Rita de Cássia;* E.E. “Sebastião Teixeira Pinto”;* Praça da Cohab I;* E.E. “Irene Resina Migliorucci”;* E.E. “Luiz de Souza Leão”;* Praça da Cecap;* Centro Comunitário do Conjunto “Antônio Pereira Gaspar”;* PSF “Jammil Dualibi”;* Praça “Monsenhor Afonso Hafner” e Praça “Manoel Amado”.
Já no domingo a vacinação será feita nos distritos de Varpa;* Parnaso e Universo;* e nos seguintes postos da cidade: Praça da Bandeira;* E.E. “Anísio Carneiro”;* Etec “Professor Massuyuki Kawano”;* E.E. “Sebastião Teixeira Pinto”;* Praça da Cohab I;* E.E. “Irene Resina Migliorucci”;* E.E. “Luiz de Souza Leão”;* Praça da Cecap;* Centro Comunitário do Conjunto “Antônio Pereira Gaspar” e Praça “Monsenhor Afonso Hafner”.
A DOENÇA
A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A vacina é a única opção para prevenir a doença.
A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas;* arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.
Além disso;* o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento as autoridades de saúde devem ser informadas. A única forma de evitar a transmissão da raiva é através da vacina.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.