Pesquisas do programa São Paulo Solidário já começaram em Tupã
Pesquisas do programa São Paulo Solidário já começaram em Tupã
Prefeito Thiago Santos recebeu pesquisadoras no paço municipal
Começou nesta quarta-feira (04) em Tupã;* a pesquisa feita com moradores para o Programa “São Paulo Solidário”. Através das etapas “Busca Ativa;* Retrato Social e Agenda da Família”;* o Governo do Estado e a Prefeitura de Tupã terão informações sobre o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM);* que avalia não somente o critério econômico;* como também os educacionais;* sociológicos;* entre outras questões. O programa é uma iniciativa que visa à superação da extrema pobreza e da desigualdade social.
O prefeito em exercício;* Thiago Santos;* recebeu na tarde de terça-feira as pesquisadoras que são responsáveis pela aplicação dos questionários e conheceu o equipamento que será utilizado. Na oportunidade;* Thiago falou da importância da pesquisa. “Estaremos garantindo as famílias que mais necessitam de uma renda básica para sua sobrevivência e este trabalho será essencial na área de assistência social para mapear os dados necessários”;* enfatizou Thiago.
Nos próximos 30 dias úteis serão visitadas 2049 residências aleatórias da zona urbana e rural. Sete pesquisadores visitarão as casas com formulários.
A Gestora do Programa no município e responsável pelo desenvolvimento das ações;* Gislaine Treviso explica que na capacitação eles receberão os aparelhos para aplicação dos questionários. “Serão aparelhos PDA;* iguais aos que são utilizados pelos pesquisadores do IBGE”;* explica Gislaine.
A pesquisa é apenas o primeiro passo dentro do programa. Após cadastro e avaliação é traçado o Retrato Social da Família do município. A partir daí;* as famílias são convidadas a assinar a “Agenda da Família Paulista”;* se comprometendo com o governo a participar ativamente da superação de suas privações sociais.
“Gostaríamos de solicitar as famílias visitadas que colaborem com os visitadores;* prestando todas as informações solicitadas nos questionários”;* ressaltou Gislaine.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.