Cras de Tupã é referência regional e atende mais de 1000 pessoas
Cras de Tupã é referência regional e atende mais de 1000 pessoas
Funcionários estão participando de capacitações na área de Assistência Social
Os funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) participaram de um encontro regional do Serviço Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);* promovido pela Diretoria Regional Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Marília. O encontro teve o objetivo de capacitar os coordenadores;* técnicos e profissionais dos CRAS dos 38 municípios da região;* além de promover a troca de experiências entre os centros.
O município de Tupã foi convidado pela Drads de Marília para participar junto as demais cidades presentes;* para relatar sobre as experiências positivas que os CRAS de Tupã vêm realizando;* já que é considerado como modelo para outras cidades;* através das atividades desenvolvidas;* recursos humanos existentes e os instrumentais que as unidades utilizam na elaboração do planejamento das ações que são executadas. Na ocasião estiverem presentes a Diretora de Departamento da Proteção Social Básica Regina Piva e os coordenadores dos CRAS José Ricardo e Sirleide Evangelista e a assistente social Camila Lira.
A Diretora de Departamento da Proteção Social Básica;* Regina Piva;* explanou todas as ações que as unidades vêm realizando;* ressaltando a importância do conhecimento teórico e metodológico na eficácia das ações.
ATENDIMENTO
Os números de atendimento em Tupã impressionam. No CRAS Leste são 227 jovens no Programa Ação Jovem;* 568 famílias no Programa Bolsa Família;* 134 famílias Programa Renda Cidadã;* 510 no Benefício de Prestação Continuada (BPC);* 04 idosos no Amigo do Idoso;* 36 crianças;* adolescentes;* jovens BPC na Escola;* 140 famílias em acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Já no Cras Sul são mais 123 jovens no Programa Ação Jovem;* 274 famílias no Programa Bolsa Família;* 46 famílias Programa Renda Cidadã;* 263 no BPC;* 08 idosos no Amigo do Idoso;* 13 crianças;* adolescentes e jovens BPC na Escola e mais 90 famílias em acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Ainda são oferecidas palestras noturnas visando proporcionar ao público-alvo (comunidade) informação e garantia de seus direitos e deveres. São convidadas todas as pessoas que residem na área de abrangência da unidade. E todas as terças-feiras no período da tarde são desenvolvidas as ações do Programa Ação Jovem.
O CENTRO
Nas unidades dos CRAS são prestados serviços continuados de proteção social básica de assistência social para as famílias;* seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social através do Programa de Atenção Integral à Família - PAIF.
O CRAS reafirma a garantia dos direitos socioassistenciais e possibilita serviços públicos e privados como Acesso à informação (educação;* habitação;* saúde etc.); Acesso a benefícios;* serviços;* programas e projetos socioassistenciais;* além de todas as famílias que residem na área de abrangência do território da unidade;* as quais se encontram em situação de vulnerabilidade social (famílias com crianças;* adolescentes;* adultos;* idosos e pessoas com deficiência).
Dentre os serviços ofertados pela unidade através do PAIF estão: visitas domiciliares; atendimentos e orientações psicossociais; inclusão nos grupos de Convivência (crianças;* adolescentes;* jovens;* adultos e idosos); inclusão das famílias em programas sociais federais;* estaduais e municipais e também Inserção produtiva;* as famílias são encaminhadas para os cursos do PRONATEC;* oficinas artesanais dentre outros.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.