Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Saúde supera meta de coletas de exames durante campanha sobre tuberculose
A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta semana o resultado das coletas de bk (Bacilo de Koch) realizadas durante a Campanha de Prevenção da Tuberculose, que deu início no dia 5 deste mês e encerrou no último dia 21.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Célia de Fátima Zeferino, as ações foram realizadas em todas as unidades de saúde, onde os profissionais da saúde buscaram novos casos da doença, para oferecer o tratamento adequado ao público que apresenta os sintomas da tuberculose.
“No total foram coletadas 38 amostras, superando a meta estabelecida para o município pelo Ministério da Saúde, que era de 35 amostras. Os exames coletados foram enviados para o ambulatório, aos cuidados e acompanhamentos do Dr. Douglas Batista, enfermeira Janaina Leal e auxiliar Sandra Barbosa. Os resultados rápidos facilitam a recuperação dos pacientes”, explicou.
Segundo ela, a doença é identificada pelo exame do escarro, secreção que é eliminada com a tosse. Em caso positivo, o tratamento começa imediatamente. A entrega da medicação é mensal, após a consulta de acompanhamento e o tratamento duram seis meses.
A secretária ainda informou que atualmente existem seis casos de tuberculose em tratamento no município e que não há nenhum paciente aguardando resultado.
“A tuberculose tem cura e o tratamento dura no mínimo seis meses. Se tratando do número da população do nosso município, nós acreditamos que muitos não estão diagnosticados, por isso é importante à realização dessa campanha”, completou.
O prefeito Ricardo Raymundo, que esteve acompanhando algumas ações da campanha, comentou sobre a importância de programas preventivos que buscam melhorar a saúde da população e destacou o objetivo de identificar precocemente os casos de tuberculose.
“Nossa equipe da saúde está preparada para atender e orientar qualquer paciente sintomático e as nossas unidades de saúde contam com equipamentos necessários para atender a todos. Todos juntos contra a tuberculose”, enfatizou.
Na oportunidade, o prefeito parabenizou as equipes de enfermagem pela iniciativa de fazer a campanha casa a casa e ainda convidou a população para que em casos de tosse suspeitas, que busque uma unidade de saúde o mais rápido possível.
“Temos uma equipe prestativa na saúde que não se contentam em apenas fazer o convencional. Fico muito orgulhoso de ver funcionários fazendo seu trabalho com amor, em prol do bem da população, por isso gostaria de parabenizar todos os funcionários que se dedicaram e fizeram essa campanha um sucesso, visitando casa a casa. Também gostaria de pedir para a população que não espere piorar para procurar um profissional da saúde. A partir do momento que tiver um sintoma de tuberculose, procura uma das nossas unidades de saúde”, completou.
Tuberculose
Segundo informações do Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.