Secretaria realiza Projeto Escola Consciente sobre a dengue
Secretaria realiza Projeto Escola Consciente sobre a dengue
"
Iniciativa conta com parceria da Diretoria de Ensino
A Secretaria Municipal de Saúde;* através da Diretoria de Combate as Endemias;* em parceria com a Diretoria de Ensino está desenvolvendo o Projeto Escola Consciente;* que tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito aedes aegypti.
O trabalho está sendo realizado pelos alunos do ciclo I das escolas estaduais: EE- Helena Pavanelli Porto;* EE-Anísio Carneiro;* EE- Esther Veris e EE-Teixeira Pinto. No dia 26 de abril ocorreu a finalização com a primeira exposição dos trabalhos dos alunos da escola Helena Pavanelli Porto;* onde foi apresentado: paródias;* teatro;* leitura do texto ""Você sabia?"" e exposição de cartazes.
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria da Saúde forneceu lanche para todos os alunos participantes. A pasta de Saúde vem realizando diversas ações envolvendo a população com o objetivo de eliminar os focos e criadouros do mosquito transmissor do Aedes aegypti.
O secretário de Saúde;* Antônio Brito;* disse que a pasta vem realizando diversas ações desde o inicio da administração com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre os riscos da dengue. “O ambiente escolar é próprio para ensinar os perigos que a dengue trás para a saúde humana. Também nas escolas os professores transmitem para os alunos o que deve ser realizado para prevenir da dengue”.
O PROJETO
Em sua justificativa;* o projeto se faz necessário devido ao alto índice de casos positivos de dengue e o grande número de criadouros encontrados em residências. Somente com a efetiva participação da população;* adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros do mosquito transmissor da dengue;* será possível minimizar o agravamento da situação. Desta forma;* uma mudança de atitude das pessoas voltadas a evitar a criação de larvas do mosquito da dengue em seu ambiente;* além de adoção de condutas saudáveis possibilitará uma melhor qualidade de vida.
O objetivo geral é trabalhar junto à comunidade escolar;* visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue;* pois que esta é uma doença grave e que vem causando muitas mortes.
Já os objetivos específicos são: Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti; Conhecer as diversas formas de contágio;* prevenção e tratamento; Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir a doença; Adquirir hábitos que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue; Incentivar no aluno a participação coletiva como força de trabalho na fiscalização;* prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti; Envolver professores através de encontros e pesquisas;* em articulação com a coordenação pedagógica e direção da escola.
O público alvo são os alunos do ciclo I – 2º ano;* 3º ano;* 4º ano e 5º ano;* em um tempo estimado de 30 dias para realização do projeto;* com a utilização de vários materiais como computadores; Internet; DVD/TV; softwares; livros e revistas.
A primeira etapa do desenvolvimento do projeto consiste em roda de conversa para levantamento dos conhecimentos prévios;* leitura e discussão de texto sobre a Dengue ou apresentação de vídeos sobre o tema e orientações sobre as atividades a serem realizadas em casa e registro das mesmas (desenhos;* fotos;* frases;* diário;* relatos).
Já a segunda etapa prevê ações diárias na prevenção e eliminação de criadouros e proteção ao meio ambiente. Na segunda-feira: dia dos ralos; terça-feira: dia da geladeira; quarta-feira: dia dos vasos; quinta-feira: dia do quintal; sexta-feira: dia dos bebedouros; sábado: dia das calhas; e no domingo: disseminação de informações sobre a dengue. A terceira etapa será a apresentação dos registros pelos alunos e a quarta etapa é o produto final;* com a exposição dos trabalhos dos alunos pelos corredores da escola.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.