.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria de Saúde confirma dois casos de chikungunya em Tupã

Secretaria de Saúde confirma dois casos de chikungunya em Tupã


Secretaria de Saúde confirma dois casos de chikungunya em Tupã

A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Setor de Combate a Endemias;* alerta sobre a efetiva participação da população para colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti que transmite não só a dengue;* mas também a febre amarela;* zika vírus e febre chikungunya.

De acordo com a enfermeira do setor de endemias;* Juliana Yuri Ueji Begnossi;* nesta semana dois casos foram confirmados de chikungunya. Os casos foram registrados na Zona Leste e Zona Norte da cidade.

“Tivemos a confirmação de dois casos de chikungunya em duas mulheres;* uma moradora da zona leste e outra da zona norte. Elas apresentaram suspeita da doença no final de outubro;* quando amostras de sangue foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz;* de Marília. Nesta quinta-feira (20);* a Secretaria Municipal de Saúde recebeu os resultados;* que confirmaram a doença”;* explicou.

Ela informou ainda que as duas moradoras passam bem;* não apresentam nenhum sintoma da doença e já voltaram às suas atividades normais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde;* como o quadro de dor articular e os demais sinais e sintomas relacionados à Febre Chikungunya desapareceram;* não é necessário que sejam feitos demais tratamentos.

Segundo informações da pasta;* assim que a suspeita foi levantada (no mês de outubro);* foram intensificados trabalhos de busca ativa por criadouros do Aedes aegypti na zona leste e norte. Vale lembrar que a prefeitura mantém o trabalho de busca ativa pelo mosquito nas residências rotineiramente;* além de trabalhar com a conscientização constante dos moradores.

“A Prefeitura mantém um trabalho contínuo de combate ao Aedes;* no entanto;* a Secretaria busca conscientizar a população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito. Pedimos a colaboração de todos os munícipes na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti”;* destacou.

Juliana também destacou que com as chuvas das últimas semanas;* a possibilidade de aumento de casos das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti é maior.

“É importante que a população faça sua parte realizando vistorias semanais em sua residência e local de trabalho a fim de eliminar os criadouros do mosquito;* uma vez que o ciclo do Aedes da fase de ovo até a fase de mosquito é de 7 a 10 dias. Os cuidados para evitar a picada do mosquito são importantes como: telar janelas e portas;* uso do repelente diariamente”;* concluiu.

369 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.