Programa Alimente-se Bem forma mais de 400 participantes
Programa Alimente-se Bem forma mais de 400 participantes
Iniciativa incentiva alimentação mais nutritiva e economia doméstica
Mais de 400 participantes do Programa Alimente-se Bem;* do Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* estiveram nesta quinta-feira;* dia 5;* no Espaço Cultural “José Anselmo Filho”;* na Praça da Bandeira.
O curso do SESI foi realizado em Tupã;* entre os dias 6 a 31 de agosto. As aulas foram realizadas na unidade móvel do Programa Alimente-se Bem;* que conta com uma cozinha planejada para que as aulas sejam ministradas de forma teórica;* seguida com apostila;* e prática. A apostila é composta por receitas nutritivas;* fáceis e praticas de se realizar.
Os participantes do Programa Alimente-se Bem em Tupã puderam escolher entre as modalidades: Alimente-se Bem;* Alimente-se Bem – Missão Possível;* Diabetes;* Colesterol;* Hipertensão;* Obesidade;* Alimentação Saudável e Culinária na 3ª. Idade. O secretário de Desenvolvimento Econômico;* Clovis Saito;* disse que o curso foi realizado com muito sucesso. “A continuação do Programa Alimente-se Bem foi um sucesso. Foram três semanas de aula;* o tempo que todos os participantes aprenderam novas receitas e como aproveitar bem os alimentos;* fazendo ao mesmo tempo economia doméstica e melhorando sua alimentação”.
Jandira Simon;* uma das participantes;* disse que o aprendeu muitas dicas no curso. “Temos que aprender cada vez mais;* temos que saber economizar;* mas ao mesmo tempo;* melhorar sua alimentação. Um exemplo disto é a casca de melancia;* de banana;* de laranja que dá para fazer várias receitas deliciosas”. Para Jandira;* o curso proporciona maior economia domestica. “Se não aproveitar o que o marido ganha não dá”.
Já Márcia Peres;* disse que durante o curso deu para absorver muitas informações legais sobre alimentação. “O curso foi ótimo;* deu para aperfeiçoar o conhecimento”. Maria Aparecida de Oliveira;* disse que todo ano se inscreve para participar do curso do Programa Alimente-se Bem. “Fiz o curso na modalidade colesterol;* obesidade;* hipertensão e Alimente-se Bem. É muito bom para a saúde”.
Também a participante Olga Bortoletti;* disse que fez o curso de compotas realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e seu foco é profissionalizar a venda de compotas. “Gosto de culinária. Estou dando curso de compotas e também de conservas e sempre querendo aprender mais”.
Luci Cunha;* que também recebeu seu certificado de participação do curso disse que foi muito importante a vinda do Programa Alimente-se Bem em Tupã. “Deu para aprender muita coisa;* como utilizar melhor o óleo;* o açúcar e o sal. É preciso ter uma alimentação saudável para não termos problemas como usar a dosagem adequada de sal para quem te pressão alta;* e evitar o açúcar para quem tem problema de diabetes. Durante o curso deu para aprender muitas dicas”.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.