Prefeitura iniciou curso pioneiro de robótica para alunos do ensino fundamental
Prefeitura iniciou curso pioneiro de robótica para alunos do ensino fundamental
Aulas serão para crianças dos terceiro;* quarto e quinto ano;* com material e apoio didático
Depois de ações como o curso de inglês;* o novo horário de atendimento das creches;* a Prefeitura de Tupã lançou na última sexta-feira o curso de robótica para alunos da rede municipal. O projeto inovador na região proporcionará que os alunos dos terceiros;* quartos e quintos anos possam construir mecanismos robotizados simples;* além de desenvolvimento de habilidades e montagem e programação de robôs.
Na apresentação do projeto;* que aconteceu na Emef Governador Mario Covas o secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite ressaltou que as aulas visam proporcionar um ambiente de aprendizagem em contato com o mundo tecnológico. “O intuito da robótica educacional não é trabalhar somente conteúdos de física;* como também matemática;* computação;* raciocínio lógico;* noção espacial;* entre outros. De forma interdisciplinar;* a ação pode também estimular a criatividade e aumentar o interesse pela pesquisa e por cursos de engenharia”;* destaca Marcos.
O vice-prefeito;* Thiago Santos;* que na oportunidade estava como prefeito em exercício;* explicou aos pais presentes e alunos que o futuro das crianças depende de como vão o desenvolvimento na escola e neste sentido é fundamental proporcionar opções diferenciadas no ensino. “A robótica vem preencher um espaço;* porque infelizmente no país;* os alunos no Brasil tem certa aversão a química;* matemática e física;* o déficit é muito grande na área de engenharia e com o projeto queremos estimular o gosto delas ciências exatas.”
O professor responsável pela capacitação dos professores;* Ângelo Jorge;* parabenizou a iniciativa da prefeitura de Tupã e da Secretaria Municipal de Educação por inserir a robótica na educação infantil. ”Os professores foram capacitados para trabalhar o conhecimento do aluno com a tecnologia;* uma forma de estudar brincando e as crianças adoram isto”;* finaliza.
Segundo a vice-diretora da escola;* Rose Munhoz ainda disse que esta ação no ensino público é projeto elaborado e diferente. “Os alunos vão utilizar de forma lúdica;* favorecendo o aprendizado do aluno;* adequando as necessidades relacionados a escola.”
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.