.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Projeto “Vivaleite” contará a partir de março com novos critérios de distribuição

Projeto “Vivaleite” contará a partir de março com novos critérios de distribuição


Projeto “Vivaleite” contará a partir de março com novos critérios de distribuição

A prefeitura de Tupã por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social;* realizou na última quarta-feira (13);* reunião com orientações e reorganizações do projeto “Vivaleite”.

De acordo com a assistente social responsável pelo programa;* Miriam Deise Castro;* foram reunidas as equipes das Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família;* que receberem as atualizações referentes ao programa.

Durante a reunião;* as equipes discutiram sobre os novos critérios de inclusão;* entrega e de exclusão de beneficiados;* estabelecidos pelo protocolo do Governo do Estado. A população será orientada sobre os novos critérios.

Segundo Miriam;* um dos novos critérios é que o leite será entregue duas vezes por semana;* de terça e sexta-feira das 7h até às 9 horas da manhã. O horário é estabelecido pelo Governo do Estado;* que orienta que o leite não permaneça mais de duas horas nas Unidades de Saúde.

“O leite é acondicionado em caixas térmicas;* por isso não podem permanecer mais que duas horas nas Unidades;* evitando assim o eventual desperdício. Por isso a orientação é não guardar o leite;* apenas em casos de extrema necessidade”;* explicou.

A assistente contou que outra mudança é sobre a entrega do leite; que será entregue somente aos pais e responsáveis pela criança beneficiada ou por uma pessoa maior de 16 anos de idade;* na qual os pais da criança o elegerá como responsável pela retirada;* nos casos em que o responsável trabalhe no horário da entrega do leite.

Mirim informa que um dos critérios que também será modificado é o de exclusão do programa. Crianças que ficaram por mais de três dias consecutivos sem fazer a retirada do leite;* será excluída do programa.

“O programa trabalha com objetivo de não gerar sobras do leite. Desse modo;* minimizar futuros problemas com o desperdício;* fornecendo o leite para famílias que realmente precisam do benefício”;* enfatizou.

O projeto

O Projeto Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil;* criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 1999.

Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses. Na Capital e Região Metropolitana;* idosos acima de 60 anos também podem se cadastrar no projeto. A prioridade é atender famílias com renda mensal de até 1/4 de salário mínimo per capita. Por mês;* cada beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O Vivaleite ajuda no combate da anemia ferropriva.

Cadastro

O cadastro da criança deve ser realizado na unidade de saúde onde a família é pertencente. É necessário apresentar documentos como RG;* CPF e NIS (Número de Identificação Social). O NIS pode ser obtido por meio de cadastro realizado no CadÚnico;* que fica na rua Tapajós;* 999;* das 7h às 17 horas.

Vale lembrar que o Vivaleite prioriza as famílias em que os pais encontram-se desempregados e crianças em situação de extrema pobreza;* consequentemente mais vulneráveis à desnutrição.

As famílias cadastradas devem fazer acompanhamento mensal com medições e de peso para as crianças menores de dois anos e bimestral ou trimestral para os maiores de dois anos;* para o melhor acompanhamento dos padrões de crescimento e desenvolvimento da criança.

Pontos de entrega

Mensalmente são realizadas oito entregas de leite por mês;* nas terças e sextas-feiras;* das 7 às 9 horas;* nas Unidades Básicas de Saúde;* Unidades de Saúde da Família e Creche Casa do Garoto. A demanda também atende os distritos de Parnaso;* Varpa e Universo. Os dias de distribuição são determinados pela cooperativa distribuidora conveniada com o Governo do Estado.

1080 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.