Secretaria realizou palestra sobre capacitação sobre acidentes biológicos
Secretaria realizou palestra sobre capacitação sobre acidentes biológicos
Capacitação contou com a participação dos profissionais da área de saúde
A Secretaria de Saúde de Tupã;* através da diretora de Departamento de Atenção da Saúde Amanda Berti;* da diretora de Área e Gestão de Controle em Saúde Gisele Porteiro e a diretora de Área de Apoio á Saúde Nádia Tiosso de Oliveira Castro promoveram uma capacitação sobre Acidentes Biológicos com as palestrantes Anaille Virginea Genovez Michelotti que ocupa o cargo de enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosa e coordenadora do Programa Municipal DST/ AIDS e Hepatites virais de Tupã e Mirian Dias dos Santos;* que é educadora em Saúde do Ambulatório de Moléstias Infecciosas.
Tal capacitação foi realizada no Anfiteatro do Centro de Educação Integrada (CEI)no período noturno para não interferir no funcionamento das unidades. A capacitação contou com a participação dos médicos;* enfermeiros;* auxiliar de enfermagem;* dentistas e auxiliar de consultório dentário (ACD) da rede municipal de saúde e as enfermeiras responsáveis pela CCIH dos hospitais deste município.
A secretaria propôs essa capacitação devido a alta exposição dos trabalhadores com material biológicos e/ou perfurocortantes . Amanda disse que diante disso o objetivo é aumentar a compreensão e o conhecimento sobre o tema proposto. “Tal medida poderá diminuir essas ocorrências pela adoção de medidas de biossegurança;* mudanças no comportamento e organização no ambiente de trabalho;* e desenvolvimento de estratégias e programas de capacitação profissional que possibilitem aos profissionais de saúde desempenhar suas atividades com segurança e confiança”.
Os ferimentos com agulhas e material perfurocortante em geral são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir doenças agudas;* crônicas e até mesmo a morte de profissionais da área da saúde. As principais doenças vinculadas são HIV;* Hepatites B;* C e Sífilis.
Na oportunidade;* Amanda disse que todos os setores de saúde devem ter disponível para uso;* os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletivos (EPC);* recomendados para cada atividade específica;* e os funcionários devem ser capacitados para seu uso correto e para a realização adequada dos procedimentos técnicos necessários para desempenhar suas atividades de forma segura a fim de diminuir os riscos ocupacionais provenientes do ambiente de trabalho.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.