.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Mitos relacionados ao HPV prejudicam procura pela vacina

Mitos relacionados ao HPV prejudicam procura pela vacina


Mitos relacionados ao HPV prejudicam procura pela vacina

Há cerca de cinco anos;* tiveram início no Brasil as campanhas de vacinação contra o HPV;* doença sexualmente transmissível responsável pela maioria dos casos de câncer de colo de útero;* pênis e garganta. O público alvo da vacina são meninas de 9 a menores de 15 anos e meninos de 11 a menores de 15 anos.

Segundo o Ministério da Saúde;* entre 2014 e 2018 foram vacinadas nesta faixa etária;* 5;*9 milhões de meninas com a segunda dose da vacina;* o que representa 49;*9% do público-alvo. Em relação à primeira dose;* a cobertura vacinal nas meninas é de 70;*3%. Já entre os meninos;* a cobertura foi de 20;*1%.

Em Tupã;* segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde;* no ano de 2018;* apenas 216 crianças e adolescentes na faixa de 9 a 13 anos receberam a primeira dose. Já a segunda dose;* foi aplicada em 167;* nas idades de 9 a 11 anos.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de vigilância epidemiológica;* falsos rumores sobre riscos da vacina são fatores que impedem uma maior cobertura vacinal.

“Muitos pais têm medo de que a vacina traga riscos à saúde ou provoque alergias e outros tipos de efeitos colaterais e;* por isso;* não levam seus filhos para vacinar”;* explicou. “Estes populares grupos antivacina têm desmotivado a procura pelas doses;* não só contra o HPV;* mas para demais doenças;* como gripe;* sarampo;* febre amarela;* entre outras”;* enfatiza Joselaine.

Cabe ressaltar;* que a prevenção é um dos principais aliados no combate ao câncer de colo do útero;* uma delas é a vacina. Falar de diagnóstico precoce é sempre importante;* pois considerando que o tumor de colo do útero é uma doença com sintomas silenciosos;* muitas vezes as mulheres perdem a chance de descobrir a condição ainda na fase inicial.

A vacina

A enfermeira reforça que a vacina é segura e de extrema importância na prevenção ao HPV;* doença transmitida pelo “Papiloma Vírus Humana”;* que causa cânceres e verrugas genitais. “A vacina só pode ser administrada na adolescência;* daí a importância da conscientização. Pode ser aplicada inclusive em pacientes com HIV e em tratamento de câncer”.

Em Tupã;* as doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde;* basta que os pais ou responsáveis levem a criança ou adolescente a uma delas;* munido da carteira de vacinação. São necessárias duas doses;* com intervalo de seis meses entre cada uma delas.

Sinais e Sintomas do HPV

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos;* o HPV pode ficar latente de meses a anos;* sem manifestar sinais visíveis. A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e;* consequentemente;* provocar o aparecimento de lesões.

A maioria das infecções em mulheres;* sobretudo em adolescentes tem resolução espontânea;* pelo próprio organismo;* em um período aproximado de até 24 meses. As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre;* aproximadamente;* 2 a 8 meses;* mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção.

As manifestações podem acometer vulva;* vagina;* colo do útero;* região perianal;* ânus;* pênis (geralmente na glande);* bolsa escrotal ou região pubiana. Menos frequentemente;* podem estar presentes em áreas extragenitais;* como conjuntivas;* mucosa nasal;* oral e laríngea. Mais raramente;* crianças que foram infectadas no momento do parto podem desenvolver lesões verrucosas nas cordas vocais e laringe.

341 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.