Semana Nacional de Trânsito terá programação intensa em Tupã
Semana Nacional de Trânsito terá programação intensa em Tupã
Tema deste ano é “Pare;* Pense;* Mude – O trânsito só muda quando a gente muda”
Conscientizar motoristas;* ciclistas e pedestres sobre a importância em diminuir acidentes é o objetivo da Semana Nacional do Trânsito;* que inicia na próxima quarta-feira (18) em Tupã. O tema escolhido este ano é “Pare;* Pense;*Mude – O trânsito só muda quando a gente muda”. A secretária de Segurança e Trânsito em parceria com a Polícia Militar e o Conselho Municipal de Trânsito (Contran) promovem diversas ações até o dia 25 de Setembro.
Dentre a programação está prevista a realização de blitz educativas e de conscientização na Avenida Tamoios e na Rua Aimorés durante os dia 18;* 19;* 20;* 23;* 24 e 25. Os agentes de trânsito ainda visitaram escolas públicas e particulares para ensinar as crianças sobre a importância da conscientização. Também haverá palestras para o sindicato do Comércio e para funcionários da prefeitura municipal. Além de distribuição de panfletos em diversos locais de grande movimento;* como supermercados.
Nos dias 18;* 19. 20;* 23;* 24 e 25 os agentes de trânsito realizarão bloqueios de conscientização na Avenida Tamoios e Rua Aimorés. A conscientização tem como objetivo entregar panfletos explicativos sobre as normas de trânsito. Já os bloqueios de autuação – operação segura acontece nos dias 19 e 21 e vão verificar os equipamentos de segurança e condições do veículo e motorista;* se for encontrada alguma irregularidade;* os agentes de trânsito vão autuar o motorista. E ainda os agentes visitarão as escolas para levar até as crianças todas as ações de segurança no trânsito.
Para o secretário municipal de Segurança e Trânsito;* José Romero Sobrinho (Riti);* a semana é uma oportunidade para conscientizar motoristas e futuros motoristas. “É um evento para fazer refletir as nossas responsabilidades nas vias;* bem como nos comportarmos de forma segura e responsável no trânsito. É dever de todos;* só assim vamos salvar vidas”;* destacou.
A intenção é montar uma programação voltada à conscientização;* já que a imprudência é a principal causa de acidentes de trânsito. “É preciso que os condutores dirijam com segurança e respeitem a sinalização”;* ressaltou “Riti”. Em Tupã;* a prefeitura tem feito adequações para melhorar o fluxo de veículos e reduzir acidentes como as transformações de algumas ruas centrais na cidade;* que passaram de mão única;* para dupla;* dentro de um processo definido em reunião pelo Contran.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.