Seminário regional reuniu mais de 300 pessoas em Tupã
Seminário regional reuniu mais de 300 pessoas em Tupã
Evento destacou a importância do trabalho preventivo junto a população
O município de Tupã recebeu durante dois dias;* o roteiro de palestras do Seminário Regional promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo;* que ocorreu no auditório do Centro de Educação integrado (CEI). Na quarta e quinta-feira o evento reuniu cerca de 300 pessoas de 30 cidades da região de Tupã e Marília. O objetivo do seminário foi sensibilizar e treinar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil;* sobre a gestão de risco e desastre;* visando aumentar a prevenção local e minimizar os efeitos causados.
Na quinta-feira os participantes visitaram os locais de danos da chuva em Tupã;* como a praça dos 500 anos;* com o objetivo de verificar as ações realizadas. A visitação foi feita com um ônibus cedido pela prefeitura municipal. Um dos grandes pontos abordados no seminário foi a importância de se investir na prevenção desastres;* já que esse custo pode ser menor do que o reestabelecimento das cidades.
O coordenador da Defesa Civil de Tupã;* Valentim Bigeschi;* destacou a importância do trabalho realizado. “Os municípios precisam estar preparados para enfrentar desastres de forma preventiva e não simplesmente de forma corretiva”;* salientou a Valentim.
Valentim;* que também é secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura falou que uma cidade precisa ter o foco na prevenção e uma estrutura de resposta preparada. “Porque a natureza não segue contratos e não obedece a cronogramas;* por isso a importância de mostrar e trabalhar junto à população”;* concluiu.
Prefeitos das cidades vizinhas estiverem presentes. A prefeita de Quatá;* Luciana Casaca ressaltou sobre o trabalho realizado pela defesa civil junto a prefeitura de Tupã. “Nós também fomos prejudicados com a destruição da rodovia que liga Tupã a nossa cidade e o trabalho de reconstrução realizado foi muito bom.”
Além de Quatá estiverem presentes os gestores das cidades de Pompéia;* Iacri e. Autoridades locais também comparecem ao seminário como o major Flávio de Paiva Godoy;* o Dr. Luis Antônio Hauy;* o Capitão Bigeschi;* coordenador Adjunto da Defesa Civil da região de Tupã e o Tenente Coronel da PM José Eduardo de Barros do 10º agrupamento do corpo de bombeiros de Tupã.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.