Tupãense integra conselho estadual para assuntos da pessoa com deficiência
Tupãense integra conselho estadual para assuntos da pessoa com deficiência
Maria Helena toma posse nesta quinta em São Paulo para atuar no biênio 2013/2015
A Tupãense Maria Helena Mozena;* presidente do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência e presidente da associação das pessoas com deficiência da Estância Turística de Tupã (Apdett) integra nessa quinta-feira (19) o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPcD). A posse dos conselheiros será feita no memorial da América Latina. Os eleitos que assumem o conselho atuarão no biênio 2013/2015.
Maria Helena ressaltou a importância em fazer parte do conselho estadual representando a cidade de Tupã e demais cidades da região. “Hoje temos um grupo forte e seremos multiplicadores em nossas regiões das políticas públicas voltadas a pessoa com deficiência. É importante trabalhar em equipe;* socializar as informações com as entidades e governo;* pois é no município em que residimos que nossas ações e mudanças começam”;* destacou.
Maria foi eleita presidente do conselho municipal para o biênio 2012/2014 e ainda atua como presidente do Núcleo Regional 8 do Conselho Estadual que abrangem os municípios das regiões de Bauru;* Marília e Presidente Prudente. Ela está também como gestora da Apdett há 3 anos. A associação existe há 9 anos no município e trabalha em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
A secretária municipal de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* parabenizou Maria e todos os integrantes do conselho e da Apdett pelos trabalhos conduzidos. “Sentimos muito orgulho do trabalho e das melhorias que estão sendo realizadas em prol das pessoas com deficiência de nosso município”.
Isaura ainda destacou a criação da sala dos conselheiros pelo prefeito Manoel Gaspar há dois meses. “Com um espaço físico definido no Semas;* agora se torna mais acessível;* por exemplo;* aos conselhos divulgarem suas necessidades;* ações;* reivindicações e datas de reuniões”;* disse Isaura.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.