EMEF “Professor João Geraldo Iori realiza Sarau de Poesias
EMEF “Professor João Geraldo Iori realiza Sarau de Poesias
Iniciativa é resultado de trabalhos na sala de aula
Na noite de 11;* foi realizado na EMEF. Prof. João Geraldo Iori;* o 1º Sarau de Poesias;* evento que contou com a participação de toda a equipe escolar;* alunos;* familiares e equipe pedagógica da Secretaria da Educação;* composta por Luciana Leal;* diretora de Departamento Pedagógico;* Marta Costa e Carolina Iwata;* Diretoras de Núcleo Pedagógico.
O Sarau é um evento cultural;* para as pessoas se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Estas reuniões festivas;* atualmente são promovidas em Escolas e Faculdades para estimular o desenvolvimento cultural.
O Sarau surgiu como uma forma interessante de apresentar aos pais;* e a toda comunidade local;* o resultado de um trabalho realizado em sala de aula;* por meio de uma sequência didática destinada a desenvolver e aprimorar a fluência leitora dos alunos;* a partir de textos poéticos;* desenvolvidos do 1º ao 5º ano na Unidade Escolar.
Diversas obras do universo poético infantil foram apresentadas e apreciadas durante o Sarau;* em que autores como Cecília Meireles;* Vinicius de Moraes;* Sérgio Caparelli e Manuel Bandeira;* entre outros;* foram;* singelamente;* homenageados.
O evento contou com a presença do poeta tupãense Eduardo Duran;* que compartilhou com o público a magia do ofício da escrita de poemas;* e brindou a todos os presentes com uma poesia infantil de sua autoria.
A diretora da escola;* Viviane Trisoglio;* declarou estar muito satisfeita com a qualidade literária das poesias apresentadas pelos alunos. “Estou satisfeita com o trabalho e dedicação dos professores que brilhantemente desenvolveram o gênero poético em sala de aula;* e com toda a preocupação e colaboração da equipe escolar em transformar o Sarau em um evento de tamanha proporção cultural”.
O trio gestor da escola aproveita a oportunidade para agradecer a presença dos pais e familiares que prestigiaram o 1º Sarau de Poesias da EMEF. Prof. João Geraldo Iori. A Secretaria da Educação parabeniza a Equipe Gestora;* professores;* alunos e familiares pelo brilhante evento.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.