Secretaria continua com ações na área de qualificação educacional
Secretaria continua com ações na área de qualificação educacional
Curso de pós-graduação oferecido aos professores visa à especialização dos educadores
A Secretaria Municipal de Educação de Tupã contabiliza uma série de projetos iniciados nesta gestão para beneficiar o ensino dos estudantes e também dos professores. Como o curso de pós-graduação em alfabetização. A cada 15 dias;* aos sábados;* os professores do ensino fundamental da rede pública de Tupã se reúnem de volta a sala de aula. Acostumados a lecionar na alfabetização de crianças da educação infantil;* os educadores retornam aos estudos para se especializar.
Em uma ação inédita na região;* o curso oferecido gratuitamente pela prefeitura municipal;* por meio da Seduc em parceria com a instituição de ensino Faculdades Salesianos;* de Lins;* atende 120 docentes e tem como público alvo os professores do ensino fundamental e educação infantil.
As aulas visam à formação dos professores;* para aperfeiçoar a prática do ensino em sala de aula. A grade curricular da pós procura aprimorar;* entre outras coisas;* a revisão de texto;* práticas de leitura e escrita;* continuação da leitura e questões ligadas à aprendizagem da matemática;* beneficiando assim;* os alunos.
A professora Luciana Leal;* diretora do núcleo de pedagogia e responsável pela coordenação do curso;* explicou que a secretaria investe na formação para que os alunos sejam os maiores beneficiados. “Só neste ano;* além da pós-graduação;* os professores da rede municipal já receberam uma capacitação para o Saresp;* também participaram de um curso de Libras;* além do curso a distância de competências básicas.”
Segundo Arilena de Almeida;* coordenadora da escola municipal Sônia Jerônimo;* a pós- graduação era uma reivindicação antiga e que os professores da rede municipal não devem perder. Já para Silvana Gandolfo;* professora de Artes municipal há seis anos;* o aprendizado que está recebendo é muito grande. “Eu lutei para isto e consegui entrar como ouvinte nas aulas.”
De acordo com o prefeito Manoel Gaspar;* a iniciativa se soma às políticas de sua administração pela melhoria na qualidade do ensino. “Nós queremos aperfeiçoar a qualidade do ensino e queremos ampliar estes conceitos;* investindo na qualificação dos professores da rede;* portanto;* este curso veio na certeza de que trará bons resultados ao nosso sistema de ensino”;* afirmou.
DINÂMICA
O curso gratuito de pós-graduação em alfabetização para os professores da rede municipal tem carga horária de 600 horas. A pós-graduação acontece desde o dia 22 de junho;* para os professores da Rede Municipal. O objetivo é que os professores aperfeiçoem a prática da alfabetização. A pós ocorre até 2014.
AVANÇOS
Outras ações estão entre os avanços conquistados este ano. Como o novo horário de atendimento das creches municipais;* que agora atendem das 7h até às 19h e não fecham nos meses de férias como Julho e Janeiro. O curso gratuito de inglês para aluno do ensino infantil também completou um mês com aproximadamente 2 mil alunos. No transporte escolar foram adquiridos 15 novos veículos;* dobrando a frota do município. Além dos investimentos em tecnologia com as aulas de robótica que atendem os alunos do ensino infantil;* um projeto também inédito na região.
O secretário municipal de educação;* professor Marcos Leite;* ressaltou a atenção que tem sida dada em relação a educação no município. “Com o esforço de todos que se dedicam à educação;* nós já realizamos muito em tão pouco tempo. Tudo isso significa o compromisso que a administração tem com a educação”;* afirmou.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.