Secretaria realiza capacitação em Saúde da Criança
Secretaria realiza capacitação em Saúde da Criança
Objetivo visa a capacitação com os funcionários para o diagnóstico precoce de patologias
A Secretaria da Saúde;* através do secretário de Saúde Antonio Brito e a diretora de Departamento da Atenção á Saúde Amanda Berti Juntamente com as diretoras de Apoio Operacional a Saúde Nádia Tiosso de Oliveira Castro;* diretora de área e Gestão em Controle á Saúde Gisele Porteiro e a diretora Planejamento e Gestão Rosangela Urel Gaspar;* promoveram uma Capacitação em Saúde da Criança que ocorreu nos dias 11 e 18;* no sub Grupo;* com a participação das Enfermeiras e auxiliares de Enfermagem das Unidades de Saúde da Família do município.
Esta capacitação foi ministrada pelos pediatras;* doutora Camila Gonçalves e o doutor Otavio Augusto Flavio Schaefer ressaltando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a saúde da criança ate 2 anos. “Cuidando das crianças teremos adultos saudáveis;* disse a doutora Camila. De acordo com Schaefer;* é fundamental o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida.
As curvas de acompanhamento de peso e estatura foram atualizadas pela OMS e a Secretaria da Saúde de Tupã estão implantando essas novas curvas na rede. O objetivo dessa capacitação e de fazer uma reciclagem com os funcionários da importância em medir o perímetro cefálico e estatura e peso;* pois a curva bem feita pode direcionar o profissional a um diagnostico precoce em diversas patologias.
A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza a medição e pesagem das crianças de 0 a 6 meses :mensal ;* de 6 meses a 1 ano: bimestral ;* 1 ano a 2 anos: trimestral ;* de 2anos a 5anos : semestral e maior de 6 anos : anualmente. Durante os encontros;* os funcionários foram divididos em dois grupos para treinamentos práticos onde todos puderam dirimir suas duvidas de como fazer a pré- consulta e acompanhamentos das crianças como um todo.
Amanda Berti fala ainda que essa é uma das primeiras de muitas capacitações que viram;* pois a Secretaria da Saúde terá sempre a reciclagem dos funcionários visando a melhoria dos atendimentos e qualidade de vida da população.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.