Presente e futuro da cidade serão discutidos amanhã na 5ª Conferência da Cidade
Presente e futuro da cidade serão discutidos amanhã na 5ª Conferência da Cidade
"
Presença da população é fundamental para apresentar sugestões em diversas áreas administrativas
Começa amanhã;* dia 11;* das 8h30 às 11h30;* sábado;* na FACCAT;* a 5ª Conferência Municipal da Cidade. A expectativa é que o evento aberto a população atraia muitos profissionais liberais;* representantes de Associações de Bairros;* empresários e sociedade civil para discutir o presente e o futuro da cidade.
Os participantes poderão expor suas criticas;* sugestões e opiniões em relação a diversos temas ligados a diversas áreas da administração municipal. O vice-prefeito Thiago Santos;* convidou toda a população para que venham participar do evento. “Muitos pessoas tem idéias interessantes;* mas não tem a oportunidade de apresentá-las;* então;* a Conferência tem este propósito;* para que os cidadãos tragam suas idéias;* criticas e soluções”;* enfatizou Thiago.
Os participantes poderão escolher entre três salas temáticas. O evento tem como tema “Quem muda a cidade somos nós; Reforma Urbana Já”. As salas se dividirão em: 1- Meio Ambiente;* Planejamento e Urbanismo;* Trânsito; 2-Agricultura;* Desenvolvimento Econômico e Turismo e 3- Cultura;* Educação;* Educação;* Esportes;* Promoção Social e Saúde.As salas contarão com relator e mediador para que as discussões possam ser feitas de forma democrática e organizada.
Dia 18;* haverá o encerramento com a entrega da Ata;* anúncio dos trabalhos e propostas para o Plano de Ação;* e além das propostas apresentadas;* a conferência servirá também para a escolha dos seis delegados e seis suplentes que irão representar Tupã na Conferência Estadual.
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através do site www.tupa.sp.gov.br disponibilizou em sua pagina inicial um banner que é só clicar na 5ª Conferência das Cidades e colocar seu nome;* e-mail e apresentar sua sugestão. Não é necessária inscrição prévia;* aberto a participação de toda a sociedade civil.
A Comissão é composta de 20 membros;* representando os poderes executivo e legislativo;* sociedade civil;* entidades sociais;* entidades sindicais;* acadêmicos e profissionais e ONGs. A missão será levar um pouco mais de informações importantes nas questões de habitação;* saneamento;* mobilidade;* institucionais;* meio ambiente;* entre outros pertinentes;* ao desenvolvimento urbano;* e principalmente estimular e orientar a participação da sociedade;* movimentos populares;* empresários;* trabalhadores;* profissionais/acadêmicos;* ONGs;* em cada município do nosso estado para;* em conjunto;* apresentar soluções que melhorem a vida de todos.
Desde o inicio do governo Luis Inácio Lula da Silva algumas reivindicações históricas do movimento e do Fórum Nacional de Reforma Urbana foram atendidas. Entre elas;* a criação do Ministério das Cidades e a criação do Conselho das Cidades. Nesse sentido;* no ano de 2013 foi realizada a I Conferência Nacional das Cidades.