.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 25 de Julho de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Ambulatório de Moléstias Infecciosas alerta para prevenção no Dia das Hepatites Virais

Ambulatório de Moléstias Infecciosas alerta para prevenção no Dia das Hepatites Virais


Ambulatório de Moléstias Infecciosas alerta para prevenção no Dia das Hepatites Virais

"

No próximo dia 28;* comemora-se o “Dia Mundial das Hepatites Virais”. Por isso;* a Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde e do Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* alerta a população sobre a prevenção deste grave problema de saúde pública.

As hepatites representam grave problema de saúde não só no Brasil;* mas em todo o mundo. A doença consiste em uma inflamação do fígado;* que é causada por vírus;* uso de alguns remédios;* álcool e outras drogas;* além de doenças autoimunes;* metabólicas e genéticas.

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã realiza diariamente testagens sorológica rápida para Hepatites B e C;* HIV e Sífilis;* normalmente por demanda espontânea durante todo o ano. Além disso;* realiza parceria com empresas do município com relação a palestras educativas e entregas de preservativo.

De acordo com a enfermeira do ambulatório e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais;* Anaille Virginia Genovez Michelotti;* durante o mês de julho;* o Ambulatório e as Unidades de Saúde USF-S e UBS da Vila Formosa;* estão oferecendo a testagem rápida para as Hepatites B e C;* bem como HIV e Sífilis.

“Essa é uma metodologia muito eficaz por proporcionar o diagnóstico precoce ao paciente;* pois o resultado sai em até 30 minutos”;* disse Anaille.

Para evitar a doença é fácil. Basta tomar as três doses da vacina (para hepatite B);* usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal;* como lâminas de barbear e depilar;* material de manicure e pedicure;* materias para colocação de piercings ou qualquer instrumental que venha causar algum tipo de sangramento.

Anaille falou ainda que é de extrema importância as pessoas que receberam sangue antes de 1993;* que o faça novamente;* porque nesta época não eram testados no banco de sangue. Além disso;* pessoas com mais de 40 anos;* por ser uma população com maior índice de positividade;* também devem realizar o teste;* já que anteriormente não havia tanto cuidado com esterilização de materiais.

“Além disso;* toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detecção da AIDS e a sífilis. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho. E em caso positivo;* é necessário seguir todas as recomendações médicas;* inclusive sobre o tipo de parto e amamentação”;* enalteceu.

A enfermeira explicou ainda como funciona o tratamento para esse tipo de doença e os períodos estimados. “O tratamento da hepatite tem evoluído muito;* fazendo com que pessoas realizem este tratamento em curto período de tempo”;* explicou.

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã possui uma equipe multiprofissional com enfermeira;* infectologista;* educadora em saúde;* auxiliares de enfermagem que diariamente prestam assistência aos portadores e seus familiares. A unidade;* que também ajuda a sanar dúvidas e orientar a população;* atende a população na Rua Nhambiquaras;* 432. O telefone para contato é (14) 3491-5640.

PESSOAS QUE APRESENTAM MAIOR EXPOSIÇÃO DE RISCO

Pessoas com doenças sexualmente transmissíveis (DST)

Militares;* Policiais e Profissionais do sistema carcerário

Coletores de lixo hospitalar e domiciliar

Comunicantes sexuais de portadores de hepatite B e C

Doadores de sangue

Lésbicas;* gays;* bissexuais;* travestis e transexuais

Pessoas institucionalizadas

Manicures;* pedicures e podólogos

Populações de assentamentos e acampamentos

Populações indígenas

Receptores de transfusão de sangue (principalmente previas a 1992)

Profissionais do sexo

Usuários de drogas ilícitas

Caminhoneiros

"

651 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.