Através de projeto;* alunos recebem bicicletas recicláveis
Através de projeto;* alunos recebem bicicletas recicláveis
A Prefeitura de Tupã;* por meio das Secretarias de Meio Ambiente;* Educação e Cultura;* desenvolveu um projeto que visa conscientizar a população quanto a preservação ambiental. E ontem foi feita a entrega das bicicletas feitas com materiais recicláveis. O secretário Municipal de Cultura;* Charles dos Passos;* destacou a importância do projeto;* que proporcionou a doação de livros educativos;* voltados ao meio ambiente;* para a Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues”;* onde há;* inclusive;* um espaço exclusivo para obras que tratam do tema. Já o empresário uruguaio Guillermo Calabrese;* representante da empresa paulistana “Muzzi Cycles”;* responsável pela fabricação do quadro da bicicleta reciclável;* disse que o projeto contou com a parceria de vários empresários da cidade;* que contribuíram para a montagem destas bicicletas;* que tiveram uma grande aceitação por parte das crianças. “A cidade de Tupã é pioneira na adesão ao projeto ‘Recicleta’;* que teve seu início no dia 3 de julho;* possuindo muita aceitação por parte das crianças de Tupã. Só tenho a agradecer pelo apoio e a colaboração de todos da prefeitura;* dos secretários;* funcionários e empresários”;* comentou.
Educação
O secretário de Educação;* Marcos Leite;* indagou sobre a necessidade de se ter a consciência da preservação ambiental e destacou a responsabilidade que as crianças possuem quanto ao tema;* já que elas estarão implementando ações conscientes no futuro;* ajudando na preservação ambiental. O secretário Municipal de Meio Ambiente;* Renan Victor Pontelli;* relatou que as ações foram positivas;* onde diversos alunos puderam participar e colaborar com a preservação do meio ambiente. Pontelli explicou ainda sobre o desenvolvimento do projeto “Recicleta”. “A cada 3 mil garrafas pet que uma escola arrecadava;* um ‘quadro’ de uma bicicleta reciclável era doada. As outras peças eram doadas pela prefeitura;* como os pneus;* freios e guidão;* entre outras. Para a prefeitura não ter gastos;* nós conseguimos diversos patrocínios. Nós percebemos que as crianças estão gostando. O projeto apresentou bons resultados”.
Executivo
Segundo o prefeito Manoel Gaspar;* através do projeto “Recicleta” e do espaço destinado ao meio ambiente na Biblioteca Municipal;* a população terá mais oportunidades para se conscientizar quanto à preservação ambiental. “Fico muito contente em ter esta equipe na prefeitura;* onde estamos dando um passo a mais neste quesito;* pois;* a partir de agora;* nós temos;* na Biblioteca Municipal;* um espaço voltado ao meio ambiente. Esta medida é inovadora. A conscientização é que vale à pena. Por isso é que fizemos este projeto junto a empresa ‘Muzzi Cycles’;* com o intuito de fazer com que as crianças das escolas municipais e estaduais doassem as garrafas pet;* para concorrer a estas bicicletas recicláveis;* medida esta que nos trouxe bons resultados”.
Em Tupã Na oportunidade;* o prefeito Manoel Gaspar fez um convite ao empresário Guillermo Calabrese;* para que instalasse uma unidade de sua empresa na cidade. “Eu aceito o convite. Quero dizer que;* desde quando conheci a cidade de Tupã;* gostei muito da recepção dos moradores;* e de sua reciprocidade”.
O projeto
Durante o período do projeto;* foram doadas entre as 22 escolas do município;* 12 bicicletas recicláveis. Na oportunidade;* as escolas que ganharam as bicicletas por apresentarem o maior volume de garrafas pet;* foram: E.E. “Esther Véris Cerpe”;* que coletou 12 mil garrafas e obteve 4 bicicletas para sortear entre os alunos; e a Emeif “João Geraldo Iori”;* que recebeu 3 bicicletas por coletar 9 mil garrafas.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.